SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – Técnico da seleção brasileira feminina, José Roberto Guimarães acompanhou de perto a final da Superliga de vôlei na qual o Osasco/São Cristóvão Saúde sagrou-se campeão após vencer o Sesi Bauru por 3 sets a 1. Em conversa com a reportagem, o treinador lamentou que atletas como Natália —eleita melhor jogadora da competição— optassem pela aposentadoria definitiva da seleção.

“É uma pena a Natália tão precocemente não querer mais participar. A Camila [Brait] também é outra que teria a condição, a Dani [Lins] também por uma questão já de algum tempo… São jogadoras boas, mas a gente tem que pensar também na juventude que está vindo”, disse Zé Roberto que entende a escolha das atletas.

“É um sacrifício muito grande, uma renúncia muito grande jogar pela seleção. Viagens, muitos jogos. São ciclos que se começam, que se encerram, mas a gente tem que enaltecer que elas estão jogando e tudo aquilo que elas contribuíram para a nossa história”, acrescentou o técnico.

Aos 36 anos, Natália ressalta que seu tempo na seleção brasileira acabou, de fato. Os mesmos motivos que Zé Roberto destacou em relação aos sacrifícios e abdicações foram mencionados pela ponteira, que elogiou o atual elenco que representa o país.

“Não é só a parte física, mas a parte mental também que acaba pesando muito. Desde os meus 15 anos de idade que eu fico longe da minha família. São sete anos que eu estava jogando lá fora, então saia de temporada da Europa, nove meses longe da família. Quando estava no Brasil, tinha que ir dois, três dias só para encontrar com meus pais, meus irmãos. E chega uma hora que a conta chega”, disse.

‘OSASCO MERECEU VITÓRIA’

Zé Roberto destacou a chegada de Osasco e Sesi Bauru em uma final considerada inesperada, segundo o técnico. Muitos esperavam que o Minas fosse um dos protagonistas da decisão, e a equipe acabou eliminada pela atual campeã.

“No finalzinho da fase de classificação, esses dois times começaram a ter um volume muito interessante, ganharam os jogos importantes e conseguiram se classificar para a final. Mereceram. Foi uma final super disputada. Eu estou feliz por ter visto algumas jogadoras ajudarem os seus times, jogando muito, principalmente aquelas mais experientes”, comentou Zé.

“Foi uma temporada pouco atípica. O Osasco acabou de vencer, mereceu a vitória, jogaram muito bem, o time do Sesi fez o que pôde, lutou até o final, mas parabéns ao time de Osasco pela conquista”, concluiu.