SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – Rio de Janeiro e Niterói, conjuntamente, são candidatas oficiais a receber os Jogos Pan-Americanos e Parapan-Americanos de 2031.

As cidades enviaram o dossiê de candidatura para a Organização Desportiva Pan-Americana (Panam Sports), e documento foi aprovado. A Panam informou nesta quinta-feira (1º) que aceitou a solicitação brasileira para concorrer ao Pan-2031.

A candidatura verde-amarela destaca o compromisso de realizar “um evento de baixo custo”, aproveitando estruturas das Olimpíadas de 2016 e do Pan de 2007.

A previsão é que sejam investidos cerca de R$ 3,8 bilhões (US$ 667 milhões). A maior parte dos investimentos deve vir da iniciativa privada.

A nossa experiência na organização de Jogos Olímpicos e Paralímpicos, com certeza, nos ajuda. Mas também queremos aprender com todas as nações das Américas, ouvir sugestões e partilhar conhecimentos. Dessa maneira, organizaremos Jogos grandiosos não só para os cariocas, para o povo brasileiro, mas também para todos no continente. Eduardo Paes, prefeito do Rio de Janeiro

A candidatura conjunta de Rio e Niterói concorre com Assunção, no Paraguai. O dossiê da capital paraguaia também foi aprovado pela Panam.

Confirmada candidatura, Rio-Niterói 2031 iniciará sua campanha internacional em busca dos votos. O colégio eleitoral da Panam Sports é formado por um total de 41 Comitê Olímpicos Nacionais que totalizam 53 votos – países que já organizaram a competição têm direito a dar dois votos.

DETALHES DA CANDIDATURA

As modalidades esportivas foram divididas em cinco zonas: Barra, Copacabana, Deodoro, Porto Maravilha e Niterói.

Todas as provas vão ocorrer a no máximo 40 minutos de distância da Vila Pan-Americana, que ficará na Zona Portuária.

Vila dos atletas atenderá mais de 10 mil pessoas. Ela será formada por sete torres residenciais, com 2.083 apartamentos de dois e três quartos para atender a 7.500 atletas e 2.800 oficiais.

Futebol acontecerá em cinco estados diferentes: Rio de Janeiro (Maracanã), Belo Horizonte (Mineirão), Brasília (Mané Garrincha), Salvador (Arena Fonte Nova) e São Paulo (Neo Química Arena).