Da Redação
As compras virtuais seguem em alta, mas, junto com elas, crescem também as tentativas de fraude. É o que mostra o Mapa da Fraude 2024, estudo nacional da ClearSale, que analisou mais de 14,1 milhões de pedidos feitos pela internet na região Centro-Oeste entre 1º de janeiro e 31 de dezembro.
De acordo com o levantamento, o índice médio regional de tentativas de fraude foi de 1,2%. No entanto, o estado de Goiás chamou atenção negativamente: concentrou 74,7 mil tentativas de golpe — o maior número absoluto da região. O percentual estadual (1,5%) também superou a média regional e nacional. Estima-se que, se tivessem sido bem-sucedidas, essas fraudes teriam causado um prejuízo de R$ 92,6 milhões, com cada golpe tentando movimentar, em média, R$ 1.241.
Mato Grosso tem o maior valor por fraude
Embora com menos tentativas que Goiás, o estado de Mato Grosso apresentou o maior valor por transação fraudulenta: R$ 1.471, número 14% superior à média nacional. Foram 19,6 mil golpes tentados, com impacto potencial de R$ 28,8 milhões.
Já o Distrito Federal, com mais de 5 milhões de pedidos digitais analisados, teve 59 mil tentativas de fraude (1,2%) e prejuízo estimado em R$ 64,9 milhões. Em Mato Grosso do Sul, as 16,4 mil tentativas de golpe representaram 0,9% dos pedidos online feitos no estado.
Golpistas miram cartão de crédito e itens de valor
O cartão de crédito continua sendo o principal alvo dos golpistas: 13,5 milhões de pedidos feitos com essa forma de pagamento foram analisados na região Centro-Oeste, com índice de 1,2% de fraude. No entanto, proporcionalmente, os vales (como vale-presente e vale-alimentação) foram os mais visados: 1,3% das transações feitas com essa modalidade foram tentativas de golpe.
O maior valor por fraude foi registrado nas tentativas via financiamento, com ticket médio de R$ 2.297 — sinal de que os criminosos estão mirando em bens de maior valor agregado.
Eletrodomésticos lideram em risco
Entre os produtos mais cobiçados por fraudadores, os eletrodomésticos ocupam o topo da lista: 2,8% das compras nesse segmento foram tentativas de golpe. Em seguida vêm os calçados (1,5%) e os produtos de beleza e cosméticos (1,3%).
A pesquisa da ClearSale utilizou inteligência artificial para identificar transações suspeitas em tempo real, com base nos cinco meios de pagamento mais comuns no e-commerce: cartão de crédito, vale, débito em conta, financiamento e carteiras digitais.