Da Redação

Nesta quarta-feira (30), a Receita Federal libera o pagamento das restituições para 279.500 contribuintes que estavam na malha fina, mas acertaram as contas com o Fisco. O lote inclui também valores residuais de anos anteriores, totalizando R$ 339,63 milhões em devoluções.

Mais da metade desse montante — cerca de R$ 180 milhões — será destinado a contribuintes com prioridade legal no reembolso. Os principais beneficiados são os que indicaram a chave Pix do tipo CPF ou usaram a declaração pré-preenchida, que somam mais de 204 mil pessoas. Desde 2023, esse critério garante prioridade no recebimento.

Outros grupos com prioridade incluem idosos entre 60 e 79 anos (25.283 pessoas), professores (9.502), idosos com mais de 80 anos (4.284) e pessoas com deficiência ou doenças graves (3.820). Já 31.813 contribuintes que não se enquadram nas prioridades legais e não informaram chave Pix também receberão.

A consulta do lote está disponível desde o dia 23 e pode ser feita no site da Receita Federal ou pelo aplicativo oficial. O pagamento será feito diretamente na conta informada na declaração ou via Pix.

Se o crédito não cair por algum erro — como conta encerrada —, o valor ficará disponível para saque por até um ano no Banco do Brasil. Após esse prazo, será necessário solicitar o resgate pelo Portal e-CAC, no site da Receita.