SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A dupla de rock rural Sá e Guarabyra anunciou neste sábado (26), em uma postagem nas redes sociais, o fim da parceria artística entre os dois, de mais de meia década.

Segundo a nota, Luiz Carlos Sá e Guttenberg Guarabyra continuarão com suas carreiras individuais. O motivo da dissolução seriam “causas naturais” e a distância entre os dois, já que moram em estados diferentes.

“Esclarecemos que a decisão ocorreu de forma espontânea e sem nenhuma interferência de questões discordantes”, afirma o comunicado.

Os artistas confirmaram que cumprirão a agenda de shows marcados, em São Paulo, São Bernardo do Campo, no estado de São Paulo, Belo Horizonte e Itajaí, em Santa Catarina.

Sá e Guarabyra são creditados como criadores do gênero rock rural, e a dupla emplacou diversos sucessos, como “Espanhola”, “Sobradinho” e “Dona”. Suas músicas foram gravadas por Milton Nascimento, Elis Regina, Erasmo Carlos e Gal Costa, entre outros.

A dupla lançou seu primeiro disco, “Nunca”, em 1974, mas já tocavam juntos desde 1971, como integrantes do trio Sá, Rodrix e Guarabyra.

Os artistas fizeram parte da trilha sonora de “Roque Santeiro”, novela exibida de 1985 a 1986 que foi a mais vista da história da emissora Globo. Sá e Guarabyra são autores e intérpretes do tema-título e de “Verdades e Mentiras”, e compositores de “Dona”, interpretada pelo grupo Roupa Nova.

Mais tarde, figuraram na trilha de outra novela de sucesso –”Pantanal”, da TV Manchete, de 1990. A música da dupla, “Estrela da Natureza”, é uma das principais na trama.