SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Fatia de católicos no mundo vive queda recorde, atraso de reforma ministerial expõe governo frágil, brasileiro está entre mortos em atropelamento no Canadá e outras notícias do dia na Folha.

CATÓLICO

Hegemonia católica no Brasil deve acabar até a próxima década, aponta projeção. Religião apostólica romana deve seguir tendência histórica de queda e ser ultrapassada por evangelicalismo até 2032.

INSS

Presidente do INSS teve pedido negado pela PF a informações sobre investigações contra o órgão. Polícia argumentou que operações anteriores não eram de responsabilidade do órgão e que poderia haver apurações sob sigilo.

GOVERNO LULA

Plano de reforma ministerial de Lula se arrasta por 6 meses e expõe fragilidade do governo. Sucessivas crises afetam gestão, e presidente avalia impacto na correlação de forças no Congresso sob pressão de calendário eleitoral.

POLÍTICA

Presídio em Maceió adaptou sala de diretor para atender Collor. Grupo foi convidado para averiguar nesta segunda condições de espaço onde está ex-presidente.

STF

Pena de Collor abre margem para pedido de semiaberto após 1 ano e 5 meses em regime fechado. Defesa de ex-presidente voltou a pedir prisão domiciliar e apresentou novo laudo médico.

EQUILÍBRIO E SAÚDE

Sem plano de cuidado, crianças com microcefalia têm risco maior de morte dez anos após crise da zika. Mães relatam falta de assistência; 30% das famílias comprometem mais de 40% da renda anual com cuidados.

CANADÁ

Vítima brasileira está entre 11 mortos em atropelamento no Canadá. Itamaraty confirma morte, mas não dá detalhes; suspeito foi preso, e polícia descarta terrorismo antes de eleição.

MUNDO

Canadenses vão às urnas de olho em ameaças de Trump, inflação e criminalidade. Partido Liberal pode conseguir quarto mandato consecutivo, mas pesquisas apontam disputa acirrada com conservadores.

DESIGUALDADE

Quem vai cuidar de mim? Preocupação com futuro atinge mulheres com e sem filhos. Especialista aponta que Estado deve providenciar serviços para mitigar desigualdades de gênero e classe.

JUSTIÇA

Justiça do Rio decreta prisão preventiva de ex-CEO da Hurb. João Ricardo Rangel Mendes foi preso suspeito de furtar obras de arte e objetos de hotel e escritório de arquitetura; reportagem não conseguiu localizar sua defes.

MINAS GERAIS

Homem escravizado e forçado a tatuar iniciais dos patrões é resgatado em MG, diz ministério. Segundo investigação, vítima foi mantida em trabalho forçado por nove anos por trio que aliciava pessoas LGBTQIA+

CRACOLÂNDIA

Nova cracolândia no centro de SP tem feira de droga e reclamações de vizinhos sobre barulho. Local fica na alameda Barão de Piracicaba, a 600 metros da concentração principal de usuários; gestões Nunes e Tarcísio dizem fazer ações na região.