SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – Preta Gil subiu neste sábado (26) no palco do Allianz Parque, em São Paulo, para uma participação especial no show do pai, Gilberto Gil, durante a música “Drão”. Na plateia, a mãe de Preta, Sandra Gadelha, se emocionou com o momento.
QUEM É SANDRA GADELHA
Inspiração da música “Drão”. Ex-esposa de Gilberto Gil e mãe de Preta, Maria e Pedro Gil, que morreu em 1990, Sandra Gadelha foi a inspiração por trás de Drão, faixa composta por Gilberto em 1982, baseando-se no momento final do casamento dos dois.
Gilberto Gil conta que “Drão” é uma canção só “para Sandra e para mim”. Em seu livro, “Todas as Letras”, de 2000, Gil afirmou que: “A criação desta música [‘Drão’] apresentou altos graus de dificuldade, porque ela lidava com um assunto denso, o amor e o desamor, o rompimento, o final de um casamento”.
Sandra e Gilberto Gil ficaram juntos por 11 anos. Mãe de três dos filhos de Gilberto Gil, Sandra passou momentos delicados com o cantor, acompanhando ele no exílio de 1969 a 1972, sendo homenageada com a música “Sandra”, presente no álbum “Refavela”, de 1977, composta quando ele foi preso em um sanatório em Florianópolis.
O apelido Drão foi dado por Maria Bethânia. Irmã de Dedé Veloso, ex-esposa de Caetano, Sandra Gadelha fez parte do grupo de artistas que virariam as lendas do MPB, sendo amiga pessoal de Caetano, Maria Bethânia e Gal Costa, que era madrinha de sua filha, Preta.