Com Lucélia Santos no palco e uma plateia lotada para assistir ao espetáculo Vozes da Floresta — Chico Mendes Vive, a 20ª Mostra de Teatro Nacional de Porangatu (TeNpo) se despediu em grande estilo na noite de sábado (26/04).

Durante cinco dias, o evento reuniu cerca de cinco mil pessoas, entre moradores da cidade e turistas, que puderam prestigiar quinze sessões de teatro e circo e participar de sete oficinas, incluindo uma de stop motion.

oficina no TeNpo 2025
As atrações, todas gratuitas, chegaram este ano a locais mais distantes do centro, incluindo o povoado de Linda Vista (Foto: Secult Goiás)

A secretária da Cultura, Yara Nunes, destacou a descentralização e a democratização do acesso à cultura como os principais pilares da Mostra.

“O TeNpo 2025 deixa um legado duradouro ao levar arte e cultura a todos, especialmente às comunidades mais afastadas. Com 20 edições, o festival fortaleceu o acesso à cultura e construiu um elo importante entre as pessoas e as expressões artísticas”, concluiu.

Para o coordenador de oficinas da Mostra de Teatro, Francisco Guilherme de Oliveira Júnior, as aulas ofertadas contribuíram para o processo formativo de atores, dançarinos, artistas circenses, professores e público em geral, oportunizando, ainda, a socialização e a troca de experiências.

Ao todo, as oficinas receberam cerca de 200 inscrições. “A maioria dos inscritos foi de Porangatu, mas tivemos outros que vieram de cidades vizinhas, da região Norte, de Goiânia e do estado do Tocantins”, informou o coordenador.

Outras ações do TeNpo 2025

A programação da Mostra também contou com um Encontro dos Gestores Culturais, levando informações e esclarecendo dúvidas dos artistas e produtores locais que queiram pleitear recursos da Política Nacional de Incentivo à Cultura (Pnab).

Outra novidade deste ano no festival foi a participação da caravana do Cine Goiás Itinerante, que percorreu escolas em Porangatu e Linda Vista, levando a experiência cinematográfica a mais de 150 alunos, em quatro sessões gratuitas de cinema.

Cine Goiás no TeNpo 2025
Caravana do Cine Goiás Itinerante também esteve na programação do evento (Foto: Secult Goiás)

Ao fomentar a cultura e o turismo no município, o festival tem, ao longo dos anos, fortalecido a economia de Porangatu e de outras cidades da região Norte de Goiás. Durante o evento, há um aumento na movimentação hoteleira e no comércio em geral, gerando empregos diretos e indiretos, também em restaurantes e estabelecimentos de serviços diversos, como segurança e locação de equipamentos.

A secretária municipal de Cultura e Turismo, Dayane Ceci, ressaltou a legado do evento para a cidade.

“São vinte edições que constroem, fortalecem e transformam a cadeia produtiva da cultura em Goiás. E, para nós que estamos em Porangatu — tão distantes da capital, mas com uma sede imensa de cultura — o TeNpo representa desenvolvimento, esperança e pertencimento”, concluiu.

Realização

TeNpo 2025
TeNpo 2025 foi encerrado por espetáculo Vozes da Floresta — Chico Mendes Vive, com Lucélia Santos na noite de sábado (26/04) (Foto: Secult Goiás)

A Mostra de Teatro é uma realização do Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), correalizada pela Universidade Federal de Goiás (UFG), por meio da Fundação Rádio e Televisão Educativa (RTVE).

A iniciativa contou com a parceria da Secretaria da Retomada, Prefeitura de Porangatu, Goiás Social, Sesc Goiás, Academia Viking Cross e Corpo de Bombeiros.

Saiba mais

TeNpo celebra 20 anos de acesso à arte e democratização cultural

Governo e Sesc visitam municípios para divulgar Claque Cultural 2025

O post TeNpo 2025 celebra duas décadas de arte e cultura no Norte de Goiás apareceu primeiro em Agência Cora Coralina de Notícias.

Fonte: Agência Cora