SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – Uma cadela mini dachshund foi resgatada após ficar perdida por 529 dias em uma ilha na Austrália.

O resgate foi anunciado por uma organização animal que seguia os traços de Valeria desde o desaparecimento. “Estamos absolutamente felizes e aliviados que Valerie está finalmente a salvo e pode iniciar seu retorno aos seus tutores, Josh e Georgia”, diz uma publicação da Kangala Wildlife Rescue da sexta-feira (25).

A cadela Valerie fugiu durante as férias dos tutores nas Ilhas Kangaroo em novembro de 2023. Os esforços pelas buscas na época não conseguiram encontrar o animal, que se embrenhou na mata densa.

Primeiros sinais de Valerie surgiram apenas em março de 2024. A organização capturou as primeiras imagens da cadelinha na natureza, mas não conseguiu rastreá-la novamente.

Nas últimas semanas, a cadela passou a frequentar um ambiente construído com uma “armadilha” para ela. Segundo relatado por um dos diretores da organização ambiental, Valerie passou a frequentar o local e a interagir com brinquedos antigos. Eventualmente, ela entrou dentro de uma caixa de transporte, e os responsáveis conseguiram fechar a porta remotamente.

A busca pela cachorrinha envolveu mais de mil voluntários e 5 mil quilômetros percorridos. A Kangala Wildlife Rescue destacou ainda “a instalação e o monitoramento de várias câmeras e armadilhas e o uso de várias peças de tecnologia para prender Valerie com sucesso e garantir seu bem-estar físico e psicológico”.