
Comitiva do Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE) vistoriou, nesta sexta-feira (25/04), as obras do Complexo Oncológico de Referência do Estado de Goiás (Cora), que está em fase de conclusão da Ala Infanto-Juvenil. A unidade deve começar a funcionar nos próximos meses.
O vice-presidente do Tribunal, Sebastião Tejota, esteve no local acompanhado do presidente da Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra), Pedro Sales, e do secretário de Estado da Saúde, Rasível Santos.
Pedro Sales destacou que o Cora representa um novo modelo de gestão pública, com execução compartilhada entre o Estado e o terceiro setor, conduzido com transparência e sob o acompanhamento rigoroso dos órgãos de controle.
“Essa é a combinação que defendemos: a presença constante dos tribunais, Ministério Público e demais instituições de fiscalização, aferindo a boa aplicação dos recursos públicos, aliada à coragem e responsabilidade dos gestores para transformar esses recursos em benefícios reais para a população”, afirmou.
“A sociedade não quer apenas a entrega de obras públicas, mas que elas sejam úteis e de qualidade, como se observa no Cora”, enfatizou o conselheiro Sebastião Tejota. “Essa obra vai dar condição para os profissionais prestarem um serviço de alta qualidade de alcance à sociedade, principalmente para quem mais precisa de apoio do Poder Público.”
Para Pedro Sales, o avanço das obras e o modelo adotado apontam para um novo paradigma na infraestrutura pública estadual. “O Cora é um exemplo vitorioso dessa parceria. O Estado faz o que precisa ser feito, com responsabilidade e controle, e o terceiro setor entrega com excelência e celeridade”, concluiu.
O secretário da Saúde, Rasível dos Santos, classificou a construção do Cora como inédita. “Construir um hospital com pouco mais de dois anos é algo raro no serviço público. E não se trata de qualquer obra, mas de uma estrutura com tecnologia avançada, os melhores equipamentos e capacidade de atendimento humanizado e de ponta”, ressaltou.
Parte da estrutura será finalizada ainda no mês de maio para que seja repassada aos cuidados da Secretaria de Estado da Saúde (SES), responsável pela fase final de instalação, aquisição de mobiliário e início dos atendimentos.
Cora
Primeiro hospital público destinado exclusivamente ao tratamento do câncer em Goiás, o Cora é construído, desde sua concepção, com tecnologia de primeiro mundo. O Hospital de Amor, de Barretos (SP), serviu de inspiração para o projeto. A intenção é atender aos padrões internacionais de medicina, já aplicados na unidade paulista.
Com mais de 44 mil metros quadrados de área construída, o complexo contará com 148 leitos; atendimento ambulatorial oncológico adulto e infantil; serviços de diagnóstico; salas de infusão de medicamentos; centros de reabilitação e quimioterapia; serviços de apoio e pronto atendimento 24 horas; além de leitos de UTI. A ala infantil, que receberá leitos de internação, terá ainda centro cirúrgico, farmácia, centro de exames por imagem e de infusão quimioterápica.
O post TCE vistoria obras do Cora apareceu primeiro em Agência Cora Coralina de Notícias.
Fonte: Agência Cora