Deputado Coronel Adailton/ Alego

Da Redação

A Comissão de Turismo da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), em balanço das atividades realizadas no primeiro semestre de 2023, apresenta um período produtivo em defesa do setor. Sob a presidência do deputado Coronel Adailton (Solidariedade) e vice-presidência de Ricardo Quirino (Republicanos), o colegiado atuou intensamente no desenvolvimento e promoção do turismo goiano.

De acordo com as atribuições estabelecidas pelo art. 45 do Regimento Interno da Alego, a Comissão de Turismo tem como campos temáticos, áreas de atuação e competências a gestão junto aos organismos nacionais e internacionais para angariar recursos financeiros aplicados na área de turismo, a discussão de assuntos relacionados ao desenvolvimento dos polos turísticos do estado, a realização de seminários, palestras e encontros regionais para difundir o potencial turístico de Goiás, e demais ações necessárias para o desenvolvimento do turismo no estado.

Durante o primeiro semestre, a Comissão de Turismo realizou uma reunião ordinária no dia 31 de maio, na qual foi discutido o planejamento das atividades para o período, a votação do projeto de lei nº 7788/21, que institui a Política Estadual de Incentivo ao Turismo em Goiás, e a definição da agenda de eventos externos.

Dentre estes eventos destaca-se o café da manhã “Turismo e Mesa Patrimonial”, ocorrido em 16 de fevereiro, no qual foi apresentado o plano de ação para 2023 e a nova composição do colegiado. Além disso, em 2 de março foi promovido um debate sobre o Plano Municipal de Turismo, com a participação de secretários municipais, visando discutir a necessidade de implantação de planos municipais relacionados ao setor.

A comissão também realizou visitas e reuniões estratégicas ao longo do semestre. Destaca-se a reunião com a ministra do Turismo em 25 de abril, na qual foram discutidas pautas do setor, bem como a propositura para a criação do colegiado de Presidentes das Comissões de Turismo das Assembleias Legislativas para integração e intercâmbio de ações. Além disso, ocorreu uma visita à Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) no dia 26 de abril, com o objetivo de alinhar ações de divulgação do turismo goiano. No dia 8 de maio, a comissão realizou uma visita técnica à Argentina, com o intuito de promover o intercâmbio de experiências para o desenvolvimento da pesca esportiva.

Ao longo do primeiro semestre, a Comissão de Turismo participou de diversos eventos relevantes para o setor, como o Circuito de Pesca Gigantes do Araguaia, realizado em Aruanã no dia 10 de março, a estreia do programa Belezas de Goiás, na TV Alego em 15 de março, o Podcast Política da Terra, da Rádio Terra em 25 de abril, a Marcha Nacional dos Secretários de Turismo em Brasília-DF no dia 26 de abril, o Festival da Chica Doida em Quirinópolis no dia 9 de maio, os 300 Anos das Águas Quentes em Rio Quente no dia 10 de maio, o Circuito de Pesca Gigantes do Araguaia em Nova Crixás no dia 20 de maio, o Festival Gastronômico de Nova Veneza em 1º de junho e a Feira do Troca em Olhos D’água, distrito de Alexânia, no dia 4 de junho.

No âmbito legislativo, a Comissão de Turismo teve um papel fundamental na aprovação de leis que valorizam o turismo e a cultura goiana. Destacam-se a Lei nº 21742/22, que inclui a Pamonhada de Jesúpolis no Calendário Cívico, Cultural e Turístico do Estado de Goiás; a Lei nº 21.753/22, que reconhece a gastronomia e cultura do doce alfenim como patrimônio cultural imaterial goiano; a Lei nº 21.773/22, que inclui a Festa da Banana no Calendário Cívico, Cultural e Turístico do Estado de Goiás; e a Lei nº 21.855/23, que reconhece a Procissão do Fogaréu como patrimônio cultural imaterial goiano.

Além disso, a comissão possui projetos de lei em andamento que visam valorizar e preservar a cultura e o turismo goiano. Dentre eles, destacam-se o reconhecimento da Festa Caçada da Rainha como patrimônio imaterial goiano, a obrigatoriedade de sinalização turística bilíngue nas rodovias goianas, o reconhecimento do empadão como patrimônio imaterial goiano, o reconhecimento do Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros como patrimônio imaterial goiano e a inclusão das Cavalhadas de Palmeiras de Goiás no calendário cívico e cultural.

Diante do balanço apresentado, o presidente da Comissão de Turismo da Alego, deputado Coronel Adailton, reafirma o compromisso do colegiado com o desenvolvimento e promoção do turismo em Goiás, buscando impulsionar a economia, valorizar a cultura e preservar o patrimônio do estado. “O colegiado continuará trabalhando em conjunto com organismos nacionais e internacionais, promovendo debates, realizando visitas técnicas, participando de eventos e atuando na legislação para fortalecer o setor turístico goiano”, afirma o parlamentar.

Deputados que compõem o colegiado:

Titulares:

Presidente: Coronel Adailton (Solidariedade)

Vice-presidente: Ricardo Quirino (Republicanos)

Amauri Ribeiro (UB)

Coronel Adailton (SD)

Rosângela Rezende (Agir)

Alessandro Moreira (PP)

Cristiano Galindo (SD)

Issy Quinan (MDB)

Suplentes:

Mauro Rubem (PT)

Talles Barreto (UB)

Lucas Calil (MDB)

Renato de Castro (UB)

Anderson Teodoro (Avante)

Dra. Zeli (UB)

Jamil Calife (PP)