Da Redação
Uma megaoperação coordenada pela Polícia Federal mobilizou agentes em Goiás e em outros seis estados brasileiros, além do Distrito Federal, nesta quinta-feira (24), para desarticular um esquema internacional de tráfico de medicamentos. Mais de uma tonelada de remédios foi apreendida durante a ação, batizada de “Dose Clandestina”.
A investigação aponta que o grupo criminoso comprava remédios de maneira fraudulenta no Brasil, utilizando inclusive receitas falsas, com o objetivo de exportar os produtos de forma ilegal. Parte dos medicamentos era de uso controlado, o que agrava a gravidade do crime.
Segundo o delegado Bruno Gama, da PF em Goiás, a quadrilha operava com duas frentes bem definidas: uma localizada em território nacional, responsável pela aquisição dos produtos, e outra no exterior, onde os remédios eram revendidos clandestinamente, principalmente para comunidades brasileiras. Os países de destino não foram divulgados por questões de segurança e estratégia investigativa.
As investigações tiveram início em 2024 e já identificaram movimentações financeiras que ultrapassam os R$ 4 milhões em apenas dois anos de operação do esquema. A Polícia Federal segue apurando o envolvimento de outras pessoas, incluindo possíveis ligações com estabelecimentos farmacêuticos.
A ação contou com apoio da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que forneceu suporte técnico e pericial para a apreensão e análise dos medicamentos. Além de Goiás, os mandados foram cumpridos em São Paulo, Paraná, Minas Gerais, Espírito Santo, Amapá e no DF.