SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Igreja se prepara para conclave, líder do União Brasil recusa ministério e outras notícias para começar esta quarta-feira (23).

MUNDO

Vaticano inicia ritos do adeus a Francisco, e Igreja se move para eleger novo papa. Cardeais que farão parte do conclave começam a chegar a Roma; prioridade da Santa Sé é funeral de Jorge Bergoglio.

PAPA FRANCISCO

Acha que consigo?, perguntou pontífice a enfermeiro na Páscoa; como foram as últimas horas de Francisco. Cuidador incentivou pontífice a subir no papamóvel; passeio na praça São Pedro seria último encontro com fiéis.

PAPA FRANCISCO

Papa defendia acolhimento a LGBTQIA+ e brincava sobre cachacinha, diz cardeal brasileiro. Dom Leonardo Steiner, arcebispo de Manaus, estará pela 1ª vez no conclave, que elegerá o sucessor de Jorge Bergoglio.

GOVERNO LULA

Pedro Lucas recusa ministério, constrange governo Lula e expõe fragilidade da base. Líder do União Brasil decide continuar na Câmara 12 dias após ser anunciado por Gleisi como novo ministro.

STF

STF engrossa lista de réus por trama golpista com discurso de Moraes contra anistia. Núcleo que teve acusação avaliada inclui ex-auxiliares de Bolsonaro e ex-chefe da PRF.

CONGRESSO NACIONAL

Bolsonarista é escolhido relator de caso Ramagem, e governistas veem tentativa de livrar Bolsonaro. Alfredo Gaspar (União Brasil-AL) promete análise técnica; governo trata caso como ‘termômetro’ de anistia.

ECONOMIA

Musk diz que vai reduzir tempo dedicado ao governo dos EUA após lucro da Tesla desabar 71%. Empresário diz que montadora será sua prioridade; resultados fracos são creditados à falta de atenção do fundador e a linha de produtos decepcionante.

EQUILÍBRIO E SAÚDE

Anvisa aprova primeiro medicamento para tratar doença de Alzheimer. Donanemabe é alvo de controvérsias na comunidade médica e tem eficácia questionada.

VIOLÊNCIA

Menina de 13 anos que comeu ovo de Páscoa morre no Maranhão; é a 2ª vítima do caso. Evely, 13, e Luís Fernando, 7, são filhos de Mirian Lira, 32, a quem o alimento foi endereçado; suspeita está presa.

TELEVISÃO

Minissérie reconstrói e debate acidente da TAM no aeroporto de Congonhas. Produção da Netflix de três episódios usa imagens de arquivo e entrevistas para mostrar a tragédia que deixou 199 mortos.