PORTO ALEGRE, RS (FOLHAPRESS) – A Polícia Civil do Rio Grande do Norte investiga as circunstâncias do acidente de girocóptero que deixou dois mortos na praia de Areias Alvas, na divisa entre os municípios de Grossos e Tibau, nesta segunda-feira (22).
Flavius Neves, 65, e Geraldo Francisco da Silva, 42, morreram após a queda da aeronave de pequeno porte durante um sobrevoo.
O Corpo de Bombeiros foi acionado para atender à ocorrência depois que banhistas presenciaram o acidente. Equipes do Itep (Instituto Técnico-Científico de Perícia) fizeram a remoção dos corpos.
Flavius era instrutor de voo de Geraldo, mas ainda não há confirmação oficial sobre quem pilotava a aeronave no momento do acidente.
Horas antes da queda do girocóptero, Flavius havia compartilhado em suas redes sociais um vídeo gravado durante um voo. Ele publicava vídeos manobras para mais de 34 mil seguidores em seu perfil no Instagram, onde se definia como “Nômade viajante mostrando a beleza de nosso país, voando de girocóptero, motoplanador, helicóptero, vassoura etc”.
Ele também realizava transmissões ao vivo no TikTok, plataforma onde contava com cerca de 42 mil seguidores.
Natural de Santa Catarina, Flavius residia em Tibau, onde se dedicava ao ensino de voo em girocópteros, aeronaves que pilotava há mais de 20 anos.
Flavius também foi um dos fundadores do Condomínio Aeronáutico Costa Esmeralda, sediado em Porto Belo (SC), no litoral norte de Santa Catarina. O empreendimento de hangares privativos para aviadores possui ainda atividades na Lagoa do Bonfim, localizada no município de Nísia Floresta (RN), na região metropolitana de Natal e a cerca de 340 km de Tibau.
Em nota, o grupo lamentou a morte de Flavius, a quem chamou de “grande referência na aviação nacional”.
“Mais do que um piloto experiente, ele foi um amigo, mentor e inspiração para todos que tiveram o privilégio de conviver com sua energia, generosidade e humildade ímpar”, diz o texto.
Já Geraldo, a outra vítima do acidente, era natural de Olho d’Água (PB), e havia compartilhado vídeos de voos de girocóptero em suas redes sociais em fevereiro e março deste ano.
O girocóptero é uma aeronave de asas rotativas e hélice comum, que voa com a ajuda de um rotor movido pelo vento, gerando sustentação. O motor é usado para acionar a hélice, que impulsiona o girocóptero para frente e permite que o rotor continue em movimento, mantendo o voo.