O ex-presidente Jair Bolsonaro continua internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital DF Star, em Brasília, e, segundo o boletim médico divulgado nesta segunda-feira (22), seu quadro clínico apresenta evolução positiva. Ele permanece estável, sem febre, com pressão arterial controlada e sinais de recuperação no local da cirurgia.
O boletim informa que os drenos abdominais foram retirados e o curativo da incisão cirúrgica foi trocado, com excelente aspecto visual. Apesar disso, Bolsonaro segue em jejum absoluto, recebendo nutrição por via intravenosa. A equipe médica mantém a recomendação de que ele não receba visitas por enquanto.
Bolsonaro passou por uma cirurgia delicada de 12 horas no último domingo (13), para tratar uma suboclusão intestinal — uma obstrução parcial no intestino. Foi a sexta operação relacionada às complicações da facada sofrida durante a campanha presidencial de 2018.
No sábado, ele apresentou um episódio de alteração de pressão arterial, revertido sem maiores complicações no domingo. Desde então, tem participado de sessões leves de fisioterapia, com caminhadas orientadas pela equipe médica.
Pelas redes sociais, o ex-presidente comentou que essa foi a intervenção mais “invasiva” pela qual já passou e afirmou estar focado exclusivamente na recuperação. A previsão inicial é de que ele permaneça internado por pelo menos duas semanas. A internação aconteceu após Bolsonaro passar mal em uma viagem ao Rio Grande do Norte no dia 11 de abril, sendo transferido no dia seguinte para o DF.