SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O vice-presidente dos EUA, J.D. Vance, lamentou, assim como outros líderes mundiais, a morte do papa Francisco, o primeiro líder da Igreja Católica latino-americano. O argentino Jorge Mario Bergoglio morreu aos 88 anos semanas após internação prolongada causada por um quadro de pneumonia. Veja abaixo a repercussão.

Fiquei feliz em vê-lo ontem, embora ele estivesse evidentemente muito doente. Mas sempre me lembrarei dele pela homilia que ele proferiu logo nos primeiros dias da COVID. Foi realmente muito bonito.

J. D. Vance

vice-presidente dos EUA

O Papa Francisco retornou à casa do Pai. Esta é uma notícia que nos entristece profundamente, pois um grande homem e um grande pastor nos deixa. Tive o privilégio de desfrutar de sua amizade, seus conselhos e seus ensinamentos, que nunca falharam, mesmo nos momentos de provação e sofrimento. Nas meditações da Via Sacra, ele nos lembrou o poder do dom, que faz tudo florescer novamente e é capaz de reconciliar o que aos olhos do homem é irreconciliável. E pediu ao mundo, mais uma vez, a coragem de mudar de rumo, de seguir um caminho que “não destrói, mas cultiva, repara, protege”. Caminharemos nessa direção, para buscar o caminho da paz, perseguir o bem comum e construir uma sociedade mais justa e equitativa. Seus ensinamentos e seu legado não serão perdidos. Saudamos o Santo Padre com o coração cheio de tristeza, mas sabemos que ele agora está na paz do Senhor.

Giorgia Meloni

Primeira-ministra da Itália

Sua Santidade será lembrado por sua compaixão, sua preocupação com a unidade da Igreja e por seu compromisso incansável com as causas comuns de todas as pessoas de fé e com aquelas de boa vontade que trabalham em benefício dos outros. Sua crença de que o cuidado com a Criação é uma expressão existencial da fé em Deus repercutiu em muitas pessoas ao redor do mundo. Por meio de seu trabalho e cuidado com as pessoas e o planeta, ele tocou profundamente a vida de muitas pessoas.

Rei Charles 3º

Monarca do Reino Unido

De Buenos Aires a Roma, o Papa Francisco queria que a Igreja levasse alegria e esperança aos mais pobres. Que ela una as pessoas entre si e com a natureza. Que essa esperança cresça continuamente além dele.

Emmanuel Macron

presidente da França

A morte do Papa Francisco me enche de grande tristeza. Francisco será lembrado por seu compromisso incansável com os mais fracos da sociedade, com a justiça e a reconciliação. A humildade e a fé na misericórdia de Deus o guiaram. Dessa forma, o primeiro latino-americano na Santa Sé tocou pessoas no mundo todo e além das fronteiras religiosas. Meus pensamentos neste momento estão com os fiéis do mundo inteiro que perderam seu Santo Padre. Que ele descanse em paz.

Friedrich Merz

Primeiro-ministro da Alemanha

Com a morte do Papa Francisco, a Igreja Católica e o mundo perdem um defensor dos fracos, uma pessoa reconciliadora e afetuosa. Apreciei muito sua visão clara dos desafios que enfrentamos. Minhas condolências à comunidade religiosa em todo o mundo.

Olaf Scholz

Ex-premiê alemão

154 / 5,000 Lamento o falecimento do Papa Francisco. Seu compromisso com a paz, a justiça social e os mais vulneráveis ​​deixa um legado profundo. Descanse em paz.

Pedro Sánchez

Premiê da Espanha