SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas) da Prefeitura de São Paulo atualizou seu boletim e colocou toda a cidade de Sâo Paulo em estado de atenção para alagamentos às 16h07 desta sexta-feira (18). Às 14h45, as regiões sul e oeste haviam entrado nessa condição, com a chegada da chuva.
As instabilidades ganham intensidade dentro da cidade de São Paulo onde já ocorre chuva com até forte intensidade nos bairros da zona leste, entre a Penha, Itaquera e Arthur Alvim. Ainda há chuva forte nos bairros da zona sul, entre Campo Limpo e M’boi Mirim. O tempo segue instável e na ocasião da chuva, pode ocorrer rajadas de vento, descargas elétricas e formação de alagamento intransitável.
A entrada da brisa marítima em combinação com o calor favoreceu a formação dessas instabilidades dentro e fora da cidade. O tempo segue instável nas próximas horas e a precipitação deve se espalhar pelas demais regiões do município.
A Defesa Civil estadual também está acompanhando outros focos de nuvens com chuva em volta da região metropolitana, como em Santa Isabel, Mairiporã e Guarulhos, na zona norte, e outra no ABC paulista, no extremo sul. Na zona leste, nuvens carregadas também estão se formando.
O CGE indica que a passagem de uma frente fria pela costa paulista neste sábado (19) vai provocar pancadas de chuva e queda das temperaturas no início da próxima semana, por conta do ingresso do ar frio de origem polar, mas sem previsão de frio extremo.
Às 16h26, a Enel informava que havia 32.391 imóveis sem energia elétrica em sua área de concessão, sendo 30.550 na capital. Às 16h56, os números já haviam saltado para 68.871 e 64.816, respectivamente.
Das 15h às 16h50, o Corpo de Bombeiros registrou o recebimento de cinco chamados para quedas de árvores e quatro de enchentes na capital.
O CGE também emitiu um alerta para a subprefeitura do Itaim Paulista às 16h40, pelo transbordamento do córrego Itaim, na avenida Marechal Tito, altura do número 5.394.
O sábado deve apresentar uma madrugada de céu nublado, termômetros em média ao redor dos 18°C e sol entre muitas nuvens nas primeiras horas da manhã. A aproximação da frente fria, associada a áreas de instabilidade sobre o continente vai provocar pancadas de chuva de moderada a forte intensidade a partir da tarde e que se estendem para o período da noite.
Essa condição meteorológica deixa o tempo instável e chuvoso com a ocorrência de trovoadas, raios e rajadas de vento. Alerta-se, portanto, para o risco de queda de árvores, formação de alagamentos e elevação das cotas de rios e córregos da região metropolitana de São Paulo e da capital. A temperatura máxima prevista é de 25°C.
No domingo (20), o sistema frontal se afasta gradativamente da costa paulista, a chuva diminui de intensidade, mas os ventos marítimos mantêm a faixa leste do estado de São Paulo com muitas nuvens e chuva fraca sobre a faixa litorânea e parte da região metropolitana. As temperaturas entram em declínio, e a mínima deverá ocorrer no fim da noite, com previsão de 16°C. A máxima não supera os 21°C.