SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – Quase quatro entre cinco torcedores conhecem, espontaneamente, ao menos um patrocinador de seu time de coração. É o que aponta uma pesquisa feira consultoria Ilumeo.

VEJA DETALHES

O levantamento constatou que 78% dos entrevistados são capazes de lembrar de pelo menos uma empresa que patrocina seus clubes. A pesquisa foi realizada entre 28 de janeiro e 7 de fevereiro deste ano, com 752 pessoas.

As estampas no uniforme são os motivos mais citados pelos torcedores (62%), à frente de publicidade em estádios (48%) e transmissões (37%)

“O futebol tem uma força gigante de visibilidade, e se bem ativada com ações de experiência customizadas de acordo com o público, possui alto poder de conversão de vendas para as marcas. Estamos falando da paixão de um esporte amado por grande parte dos brasileiros, e quando as marcas entendem essa força e estudam a melhor forma e momento de se conectar, o resultado pode ser algo muito mais surpreendente do que o fator visibilidade”, disse Renê Salviano, CEO da Heatmap e especialista em marketing esportivo.

A Ilumeo também registrou que 60% dos fãs afirmaram não se importar com o número de marcas nas camisas. Além disso, 52% disseram ser mais “identificados” com empresas que investem em seus times de coração.

“É consistente ver que marcas com presença contínua e investimento estratégico no território do esporte tendem a se destacar, como mostram os resultados dessa pesquisa”, afirma Ivan Martinho, professor de marketing esportivo pela ESPM.