SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O MEC (Ministério da Educação) divulgou na última sexta-feira (11) os dados do Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes) aplicado em 2023, uma avaliação obrigatória aos alunos do último ano de cursos de graduação.
Além da avaliação dos estudantes, as faculdades e os cursos também são examinados separadamente. Os cursos são avaliados pelo CPC (Conceito Preliminar de Curso) e as faculdades, pelo IGC (Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição).
Em todos esses índices, a escala vai de 1 a 5, sendo as notas 1 e 2 consideradas insatisfatórias, a 3, regular, e 4 e 5, satisfatórias.
Dos 565 cursos de engenharia avaliados no país, apenas 34 tiveram a nota máxima no Enade. E 14 ficaram sem conceito, por não possuírem pelo menos dois estudantes concluintes participantes com resultados válidos.
A USP (Universidade de São Paulo) não participa do Enade por desavenças em relação à amplitude e à qualidade do exame, que a universidade considera mais simples que a sua própria avaliação. No entanto, há uma discussão em andamento para avaliar a entrada da instituição a partir do próxima edição.
*
TIRE SUAS DÚVIDAS
Conceito Enade – é um indicador de qualidade que avalia os cursos superiores por meio dos desempenhos dos estudantes no Enade. Seu cálculo e sua divulgação ocorrem anualmente para os cursos com pelo menos dois estudantes concluintes participantes do exame.
IDD – Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado – busca mensurar o valor agregado pelo curso, ao considerar os resultados dos estudantes no Enade, ao fim da graduação, e o desempenho no Enem dos mesmos estudantes, quando eram ingressantes na educação superior
CPC – Conceito Preliminar de Curso – combina diferentes aspectos, como desempenho dos estudantes, valor agregado pelo curso, corpo docente, e condições oferecidas para o desenvolvimento do processo formativo.
IGC – Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição – é resultado da avaliação das instituições de educação superior e corresponde à média das notas do CPC e dos conceitos Capes dos cursos de programas referentes à pós-graduação stricto sensu, ponderadas pelo número de matrículas de cada curso.