RIO DE JANEIRO, RJ (UOL/FOLHAPRESS) – Quando Simone Biles se afastou das Olimpíadas de Tóquio para cuidar da saúde mental, o mundo ficou de queixo caído. O ato de uma das melhores ginastas da atualidade não só surpreendeu, mas encorajou outros atletas a conseguirem falar abertamente sobre a questão.

Durante o anúncio da renovação da parceria entre Medley e COB, a ginasta Julia Soares —medalhista de bronze por equipes em Paris— exaltou o ato de Biles e ressaltou a importância da desmitificação do tema.

“A partir daquele momento, todos os atletas tiveram a consciência de que somos seres humanos. É importante ver que uma das maiores atletas do mundo começou com isso e mudou a vida de muitos outros. Depois de um tempo, com os profissionais perguntando para a gente, começamos a nos abrir. No treinamento, não é sempre que a gente vai conseguir dar o 100%”, falou Julia.

Presente na roda de conversa, a psicóloga do COB Carla di Pierro comparou a atenção com a saúde mental com uma lesão física. Segundo ela, é importante que a população e os atletas entendam que a mente é tão importante quanto um tornozelo, braço, etc.

‘Cuidar da saúde mental é como cuidar do joelho do atleta. Então ele pode, sim, se afastar para isso, porque influencia diretamente na performance”, comentou Carla.

Medalhista ao lado de Julia, Lorrane Oliveira falou que sente-se privilegiada por viver rodeada de profissionais que sempre estiveram conscientes em relação à cautela com a saúde mental. A ginasta relembrou sobre o momento que esteve afastada por cerca de um ano após a Rio-2016.

“A primeira vez que me afastei dos treinos e entendi que era normal acontecer isso foi em 2016, depois das Olimpíadas. Então quando a Simone se afastou e todos se surpreenderam, eu já entendia aquilo como algo normal. Que bom que no COB a gente sempre teve acompanhamento. Desde que eu comecei a competir em grandes eventos, sempre estive com o suporte do COB. Isso não é qualquer pessoa que tem. São coisas que minha família, por exemplo, só começou a ter agora”, destacou.