SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – O atacante Memphis Depay, do Corinthians, explicou o motivo de ter dado um chutão na bola no início do clássico contra o Palmeiras, ocorrido no último final de semana pelo Campeonato Brasileiro. O confronto acabou em 2 a 0 para o alviverde.
O jogador lançou a bola diretamente para a lateral defensiva rival logo no primeiro segundo do Dérbi, disputado na Arena Barueri. O lance ocorreu assim que a arbitragem iniciou o confronto.
Memphis justificou o episódio nesta quarta-feira (16), após a derrota do Corinthians para o Fluminense na Neo Química Arena, em novo embate válido pelo Brasileiro.
Ele disse que o ato foi uma estratégia para pressionar a defesa do Palmeiras, que estava, segundo ele, com a linha “muito alta”.
O holandês ainda fez uma comparação com o que foi adotado pelo alvinegro no jogo contra o Fluminense: na ocasião, a equipe acabou recuando a bola até o goleiro Matheus Donelli, que lançou para o ataque.
Por fim, Memphis demonstrou não saber se a tática é usada no Brasil alguns clubes da Europa, como o próprio PSG com Vitinha em partida recente da Champions League, já adotaram a estratégia.
“Foi minha decisão no momento. Todos sabem [o objetivo da jogada], ao menos é o que eu espero. Não sei se conhecem essa tática aqui no Brasil. Talvez não façam, mas se você olhar para a linha do Palmeiras no início do jogo, eles estavam muito altos. Na nossa saída de jogo hoje, qual foi a diferença? Jogamos atrás para o Donelli e fizemos um lançamento longo, é a mesma coisa. Quando fiz isso, pensei: ‘vamos jogar a bola perto do escanteio’. Essa era a ideia: pressioná-los no campo de ataque e ganhar a bola a 20 metros do gol deles”, disse o jogador, na zona mista, após a partida.