SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – Passageiros de um voo comercial da companhia norte-americana de baixo custo Frontier Airlines, que partia da Flórida, nos Estados Unidos, com destino a San Juan, em Porto Rico, enfrentaram momentos de pânico nesta semana durante um incidente envolvendo a roda e o motor da aeronave.
Tripulação do Airbus A321-271NX realizou três tentativas de pouso no Aeroporto Internacional Luis Muñoz Marín, duas delas com apenas um motor em funcionamento. O incidente ocorreu durante o voo 3506 da Frontier Airlines, na noite do último dia 15, e foi repercutido por portais de aviação nacionais e internacionais.
Roda foi arremessada e atingiu um dos motores da aeronave após a primeira tentativa de pouso. De acordo com o portal Aeroin, a peça se desprendeu do trem de pouso, após uma tentativa de aterrissagem “extremamente dura”, e atingiu o motor esquerdo do avião.
Na sequência, motor entrou em pane, pegou fogo e desligou, ainda segundo o Aeroin. Diante da falha, os pilotos decidiram abortar o pouso e retomar o voo, subindo com o Airbus e realizando órbitas sobre a região, conforme registrado pelo Flightradar24.
Passageiro registrou em vídeo parte externa da aeronave em chamas. A gravação, divulgada pelo portal internacional FL360aero, mostra uma criança chorando diante da cena.
Na segunda tentativa de pouso, com apenas um motor, tripulação novamente não conseguiu aterrissar com sucesso. Por isso, pouco depois, realizaram nova arremetida e o pouso foi concluído apenas na terceira investida.
Procurada, Frontier Airlines apenas confirmou que voo “sofreu pouso forçado”, sem entrar em detalhes sobre o ocorrido. A companhia tampouco refutou as informações divulgadas pelos portais de aviação.
Empresa ressaltou que aeronave pousou em segurança e não houve feridos entre passageiros ou tripulação. Informou, por fim, que as causas do incidente estão sob investigação.