SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Uma pequena livraria de uma cidadezinha está de mudança e precisa de ajuda para carregar seus 9.100 títulos até o novo endereço. É uma distância de pouco mais de 160 metros, mas que levaria a uma única pessoa muitas idas e vindas. Mas a dona convocou sua comunidade e, no dia da mudança, 300 pessoas aparecem para ajudar.

A história, digna de livros como “A Pequena Livraria dos Sonhos”, de Jenny Colgan, “Bem-Vindos à Livraria Hyunam-Dong”, de Hwang Bo-Reum, e “A Livraria Mágica de Paris”, de Nina George, aconteceu na vida real.

Foi com a loja de livros novos e usados Serendipity Books, localizada em Chelsea, cidade dos Estados Unidos com 5.300 habitantes. O estabelecimento deixou o endereço que ocupava desde sua inauguração em 1989 e se mudou para a rua principal da cidade.

A ideia de pedir ajuda local foi da proprietária Michelle Tuplin, que começou a convocar voluntários em janeiro. “Foi uma forma prática de mover os livros, mas também uma maneira de todo mundo participar”, disse ela.

A mudança aconteceu no último domingo (13). No dia apelidado pela livraria como “brigada dos livros”, 300 moradores de Chelsea se organizaram em duas filas e passaram milhares de livros, um por um, para seu novo endereço. “Enquanto passavam os livros, as pessoas comentavam: ‘esse eu ainda não li’, ‘esse é muito bom’”, conta Tuplin.

Segundo a proprietária, a mudança levou menos de duas horas e bem menos do que o tempo que uma empresa de mudanças levaria para embalar, desembalar e transportar a mesma quantidade de livros. Para finalizar a missão, os voluntários ainda organizaram os livros nas novas prateleiras.

Uma das três funcionárias da Serendipity, Kaci Friss, disse que o apoio à livraria foi um lembrete de “como essa comunidade é especial”. Ela cresceu em Chelsea e diz que “é uma cidade pequena onde as pessoas realmente cuidam umas das outras.”

A história da cidadezinha ganhou repercussão após a livraria publicar um vídeo sobre a ação. A postagem, com a música “Everyday People” ao fundo, mostra moradores sorridentes de todas as idades passando livros de mão em mão.

A Serendipity prepara sua reabertura para o próximo dia 26, quando os Estados Unidos celebram o dia nacional das livrarias independentes.