SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Americanos estão descobrindo que boa parte dos produtos que consomem –e as respectivas réplicas– são “Made in China”, planos da Boeing esbarram nos de Pequim e outros destaques do mercado nesta quarta-feira (16).

**XEPA NO TIKTOK**

Talvez você já soubesse que boa parte dos produtos –e de suas respectivas réplicas– são fabricados na China. Alguns americanos parecem estar descobrindo isso agora.

Vídeos de influenciadores chineses inundaram os feeds das redes sociais de usuários nos Estados Unidos e no mundo inteiro. Eles querem mostrar como alguns itens são feitos e, sobretudo, vendê-los mais barato diretamente da “fábrica do mundo”.

CONTEXTO

Todos os caminhos levam ao tarifaço aplicado por Donald Trump há duas semanas. Para ninguém esquecer (como se fosse possível), um lembrete de como estão as alíquotas:

– 145% sobre produtos chineses enviados para os EUA;

– 125% sobre itens americanos mandados para o país asiático.

Com os ânimos à flor da pele, os dois países atacam em âmbitos além do aduaneiro. A coisa transbordou para as redes sociais, onde a China tem uma arma poderosa: o TikTok.

A permanência da rede em território norte-americano foi estendida pelo presidente republicano. Não fossem os acordos com o líder, a plataforma não poderia ser usada lá desde janeiro.

DE ONDE VEM O QUE VOCÊ CONSOME?

É a pergunta que influenciadores do país liderado por Xi Jinping colocam aos internautas.

Eles filmam a indústria onde produtos de marcas populares no Ocidente–de Nike a Lululemon– são supostamente feitos. E mais: querem que a audiência deixe de comprá-los nos EUA, onde há a adição de taxas e margem, para adquiri-los diretamente deles, por um preço muito menor.

“Por que você não entra em contato conosco e compra de nós? Você não vai acreditar nos preços que oferecemos”, disse um criador vendendo bolsas de luxo.

Em outro vídeo, uma usuária aparece do lado de fora de uma fábrica que ela diz produzir leggings de ioga da Lululemon por US$ 5 a US$ 6 (R$ 29,25 a R$ 35,10), embora sejam vendidas nos EUA por mais de US$ 100 (R$ 585). “O material e a mão de obra são basicamente os mesmos”, diz ela.

OLHOS ABERTOS

Falamos ontem sobre como não é bom acreditar que tudo o que reluz é ouro. Não dá para checar a veracidade das alegações dos produtores de conteúdo e garantir que as compras não são réplicas das grifes.

PORTAS ABERTAS

As importações chinesas podem até estar sofrendo mais para entrar nos “States”, mas as postagens, não.

Alguns dos vídeos criticam diretamente as políticas comerciais dos EUA e convocam os cidadãos americanos a agir. Será que Trump tem tanto controle assim sobre o que entra no país dele?

**VOANDO BAIXO**

A China não está para brincadeira na guerra comercial. Além de responder a alíquota na mesma moeda, eles estão cercando os rivais com outras medidas.

Em mais uma jogada, Pequim ordenou que as empresas aéreas do país parassem de comprar aviões da gigante americana Boeing.

REVÉS

A notícia é brutal para a fabricante, que tenta ganhar espaço na nação rival e acirrar a concorrência com a Airbus, a que mais vende para o país.

As ações da Boeing caíram 2,36% no pregão de ontem da Bolsa de Valores de Nova York. O golpe nos planos da empresa para 2025 desanimou investidores.

A MENINA DOS OLHOS

O mercado de aviação chinês é um dos mais cobiçados do mundo.

A própria fabricante americana previu no fim de 2024 que a frota da nação subirá de 4.345 para 9.740 aeronaves até 2043.

VITORIOSA

Quem pode sair ganhando do imbróglio é a francesa Airbus, que como já dissemos, domina os chassis no país asiático.

– Hoje, tem 55% do mercado, com 2.200 máquinas entregues;

– Em comparação, a Boeing entregou 1.400 aeronaves nos últimos 20 anos.

As ações da companhia subiram 1,21% no pregão de ontem na Euronext, bolsa de valores de Paris.

MADE IN CHINA

A produção local de aviões engatinha no país. A estatal aeronáutica Comac lançou em 2023 o C919, que desafia o duopólio na fabricação de modelos de um corredor. Até aqui, a empresa chinesa tem uma carteira de 713 encomendas de seu avião, praticamente toda no país de origem, e entregou 12 no ano passado.

Mas…a Airbus tem 8.658 pedidos e 766 entregas em 2024, e a Boeing, 5.528 e 348.

E O BRASIL?

A Embraer ocupa um lugar modesto na aviação comercial, mas tem uma posição dominante no mercado executivo e boa entrada em nichos de defesa.

↳ Ela entregou 73 jatos comerciais e tem 373 pedidos.

↳ Os papéis da brasileira terminaram as negociações da terça-feira em alta de 3% na B3.

Tomando riscos. As aeronaves fabricadas pela Comac têm partes fabricadas nos EUA: os motores são do consórcio GE e outras peças são da Honeywell.

**MEU CONDOMÍNIO, MINHA VIDA**

O mercado imobiliário pegou fogo nos dois primeiros anos de governo Lula. O retorno do programa Minha Casa, Minha Vida deu gás às obras de novos imóveis por todo o Brasil. Vai dizer que não viu alguns prédios subindo no seu bairro?

Se por um lado a alta da taxa básica de juros pode ameaçar o sucesso das vendas, as construtoras receberam um afago no coração ontem. O Conselho Curador do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) aprovou a proposta para a criação de uma nova faixa no programa, com opções entre R$ 350 mil e R$ 500 mil.

Uma taxa Selic alta é vista com maus olhos por empresas do ramo pois encarecem o financiamento de imóveis –modalidade de crédito muito usada pela zona de renda que é alvo do MCMV.

OS DETALHES

Na nova fatia, poderão financiar residências famílias com renda mensal até R$ 12 mil. A estimativa é que a linha de financiamento esteja disponível na primeira quinzena de maio.

Os recursos para a ampliação do programa habitacional vão sair do Fundo Social do Pré-Sal (R$ 15 bilhões). Eles foram destinados para a Faixa 3 do programa. Isso criou um espaço similar no FGTS, fonte de recursos usada anteriormente, que foi destinada para a novidade.

O QUE ESPERAR?

120 mil famílias serão incluídas no programa, segundo o Ministério das Cidades. Nela, os recursos do FGTS serão limitados à metade do valor financiado. O restante deve vir dos bancos que operarem o empréstimo.

Os juros serão de 10% ao ano, menor do que os praticados no mercado, mas maior do que nos grupos de renda mais baixa atendidos pelo programa habitacional, que vão de 4% a 8,16%.

Relembrando…as opções do MCMV.

– Faixa 1: a compra é subsidiada com recursos do Orçamento e se destina a famílias de baixa renda;

– Faixas 2 e 3: os juros são mais baixos do que os cobrados no mercado, e o dinheiro vem do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço).

POR QUÊ?

O presidente fala de alcançar a classe média com o programa desde 2023. A ideia é remediar um gargalo causado no financiamento de imóveis causado pela escassez da poupança, muito usada por essa parte da população como crédito na hora de pagar a casa própria.

**PIBAÇO (?)**

Faz tempo que não falamos aqui sobre as perspectivas macroeconômicas do Brasil, então vamos a um breve resumo do que anda acontecendo nesta área.

A TODO VAPOR

As projeções de economistas consultados pelo Banco Central, compiladas semanalmente no Boletim Focus, mostram um maior otimismo em relação aos resultados do PIB (Produto Interno Bruto) deste ano.

A estimativa ficou em 1,98% para 2025 e 1,61% para 2026. É a primeira vez que a projeção sobe desde janeiro.

ALÍVIO (?)

A previsão para a inflação não foi reduzida, mas, ao menos, não aumentou. Os cálculos do IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) ao fim do ano mostram 5,65% e 4,50% para 2026, mesmas previsões da pesquisa anterior.

O centro da meta perseguida pelo BC é de 3%, com uma margem de tolerância de 1,5 ponto porcentual para cima ou para baixo.

TENSÃO

Os especialistas esperam que a taxa Selic termine o ano em 15%. Tá bom ou quer mais? Para 2026, eles esperam uma alíquota final de 12,50%. No momento, a taxa básica de juros está em 14,25% ao ano.

SOBE E DESCE

Aqui, o filho chora e a mãe não vê. Projetar o câmbio para o futuro é uma missão quase impossível –está difícil até para os especialistas. Se não conseguimos adivinhar o que Donald Trump fará amanhã, que dirá até o fim do ano.

Enquanto ainda enfrentamos a ressaca do tarifaço, a expectativa é que o dólar encerre 2025 custando R$ 5,90.

Os economistas trabalham com um cenário de enfraquecimento do real frente ao dólar para o próximo ano. Esperam que a moeda americana valha R$ 5,97 em 2026 –algo a ver com a imprevisibilidade de um mandato do presidente republicano nos EUA.

**O QUE MAIS VOCÊ PRECISA SABER**

Caiu o pagode. A Argentina recebeu ontem a primeira parcela do novo empréstimo do FMI, o que deve aliviar as reservas internacionais do país.

Rezando…é como a Rioprevidência está. Se o Banco Master quebrar, o fundo pode levar dois anos para cobrir as perdas.

Mais inteligente que você. A OpenAI lança novos modelos GPT-4.1, que contam com melhorias na codificação e na compreensão de textos longos.