Internado desde o último sábado (12/4), o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) permanece na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital DF Star, em Brasília. Após passar por uma cirurgia no domingo (13) para tratar uma obstrução intestinal, o político apresenta quadro clínico estável, segundo boletim médico divulgado nesta terça-feira (15).

A operação, que durou cerca de 12 horas, foi a sexta intervenção abdominal relacionada à facada que Bolsonaro sofreu em 2018, durante a campanha eleitoral. De acordo com a equipe médica, ele não apresenta dor, sangramentos ou complicações pós-operatórias.

Ainda sem previsão de alta, Bolsonaro deve iniciar sessões de fisioterapia motora, com foco em retomada da mobilidade, além de exercícios respiratórios. A orientação dos médicos segue sendo de manter o ex-presidente sem receber visitas.

Mesmo em recuperação, Bolsonaro apareceu nas redes sociais na manhã desta terça caminhando lentamente pelos corredores do hospital, com ajuda de um andador. “Sem desistir. Vamos adiante, Brasil”, escreveu na legenda da publicação.

Relembre o caso

O ex-presidente foi hospitalizado após sentir-se mal durante compromissos no Rio Grande do Norte, na sexta-feira (11). Ele recebeu atendimento inicial em Santa Cruz, no interior do estado, e foi transferido de helicóptero para Natal, onde exames apontaram uma nova obstrução intestinal — uma das complicações recorrentes desde o atentado sofrido há seis anos.

Na sequência, Bolsonaro foi levado para Brasília, onde foi submetido à cirurgia.