SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Os moradores da região metropolitana de São Paulo devem enfrentar períodos chuvosos durante esta quarta-feira (16), com risco de enchentes em alguns horários do dia.
Segundo o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas) da Prefeitura de São Paulo, essa mudança nas condições do tempo ocorrem em função da propagação de áreas de instabilidades vindas do interior do estado e que devem atingir a capital e região metropolitana no decorrer da madrugada, com pancadas de chuva de moderada a forte intensidade em alguns momentos, com raios, rajadas localizadas de vento e potencial para formação de alagamentos.
No decorrer do dia, o órgão municipal prevê que podem ocorrer períodos de melhoria, com o sol aparecendo entre muitas nuvens. As chuvas devem retornar no período da tarde, ainda que com menor intensidade. No entanto, se ocorrerem concentradas em uma mesma região, podem provocar problemas ao trânsito e aos moradores.
Os termômetros devem variar entre mínimas de 17°C e máximas de 24°C.
No litoral paulista, tanto na Baixada Santista quanto no litoral norte, a previsão indica um dia de sol, mas com muitas nuvens, que podem trazer chuva passageira a qualquer hora do dia. Nessa faixa, a temperatura deve variar entre 19°C e 24°C.
Uma parte do estado onde deve haver temporais mais intensos nesta quarta é na faixa norte, nas regiões de São José do Rio Preto, Ribeirão Preto, Franca e em toda a divisa com Minas Gerais, até o Rio de Janeiro.
Esse local, assim como parte do Centro-Oeste e de Minas, faz parte do alerta laranja, de perigo, do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). De acordo com os dados do órgão nacional, as instabilidades devem atingir o centro-leste e nordeste de Mato Grosso do Sul, áreas de Mato Grosso, Goiás, seguindo em direção a Minas Gerais, São Paulo e ao sul do Rio de Janeiro. As chuvas podem se intensificar na madrugada desta quarta.
De acordo com o aviso, nessas áreas a previsão é de volumes de até 100 mm de chuva em 24 horas, acompanhados de rajadas de vento que podem chegar a 100 km/h.
Outras partes do país também têm previsão de chuva mais moderada, segundo o alerta amarelo (perigo potencial) do instituto. As áreas de maior atenção são Rondônia, Amazonas, Tocantins, o Distrito Federal e áreas do sul do Maranhão, do Piauí e da Bahia, chegando até o sudoeste do Paraná.
Nessas áreas, o volume esperado de chuvas é entre 30 mm e 50 mm por dia, com rajadas de vento de até 60 km/h.