Expresso é uma plataforma digital que disponibiliza mais de 120 serviços estaduais (Foto: Sead)

Da redação

Criado para democratizar o acesso do cidadão aos serviços do Governo de Goiás, o programa Expresso alcançou, no primeiro semestre de 2023, a aprovação de 95% dos usuários que acessaram o serviço em um dos canais presenciais.

Esse é o índice mais alto desde a criação do programa, em 2021, e também com o maior número de participações. A pesquisa de satisfação foi respondida por 175.631 usuários, nos 240 municípios que possuem pontos de interação presencial.

EXPRESSO

O programa é uma plataforma digital que disponibiliza mais de 120 serviços estaduais. Para garantir que a ferramenta alcance toda a população, o Governo de Goiás disponibiliza canais de atendimento presencial, que são:

Expresso Balcão – com atendimento realizado em parceria com prefeituras;

Expresso Correios – que oferta serviços do portal Expresso em unidades da autarquia federal;

Expresso Totem – terminais de autoatendimento espalhados por todo o estado;

Expresso Loja – que são as unidades Vapt Vupt.

A avaliação é realizada por meio de questionário, aplicado sempre que o cidadão realiza serviços nos canais que oferecem atendimento presencial. O modelo de avaliação, baseado na metodologia Net Promoter Score (NPS), consiste no registro, de forma voluntária, de uma pontuação de zero a 10 para o serviço recebido. O índice de aprovação considera as avaliações que obtiveram notas 9 e 10 e é uma média da avaliação de cada um dos canais.

O canal com o maior número de participação dos usuários é o Expresso Correios, com avaliações em 74,8% dos atendimentos. Já o Expresso Balcão é o que apresenta a melhor avaliação, com 96,7% de aprovação do atendimento.

As unidades Vapt Vupt concentram o maior volume de participações, com 90% de todas as avaliações recebidas por ele ou nos totens instalados nas unidades. Para avaliar o serviço, basta que o usuário escaneie o QrCode disponível em todos os pontos de atendimento físico ou acesse diretamente nos totens.

O atendimento presencial do programa está disponível em 240 municípios goianos, com pelo menos um canal. O Estado possui 76 agências Vapt Vupt; 28 unidades do Expresso Balcão; 105 totens de autoatendimento e 159 pontos nos Correios.