Walison Veríssimo
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) confirmou nesta quinta-feira (10) que apoiará a candidatura do deputado federal Gustavo Gayer (PL-GO) ao Senado Federal nas eleições de 2026. Além de Gayer, o vereador por Goiânia e ex-líder do governo na Câmara dos Deputados, Major Vitor Hugo (PL), também será lançado como candidato à Casa Alta.
A declaração foi feita por Bolsonaro ao portal Poder360, em meio à movimentação do PL para consolidar nomes alinhados ao bolsonarismo nas 54 vagas que estarão em disputa no Senado no próximo pleito. A ideia, segundo o ex-presidente, é eleger uma bancada fiel às diretrizes do seu grupo político, com prioridade para temas como o impeachment de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).
A sinalização representa uma antecipação do ex-presidente em relação à disputa por cadeiras estratégicas no Congresso Nacional, especialmente no Senado, onde a aprovação de matérias como sabatinas do Judiciário e pedidos de impedimento de ministros depende de maioria qualificada.
A oficialização das candidaturas de Gayer e Vitor Hugo ainda dependerá de acertos regionais e claro, da convenção que ocorrerá no ano que vem. A eleição promete ser muito acirrada e pode ter outros nomes competitivos disputando as duas vagas ao Senado — entre eles, figuras ligadas ao governador Ronaldo Caiado (UB) e ao MDB do vice-governador Daniel Vilela. Atualmente, o senador Vanderlan Cardoso (PSD) também articula sua reeleição com base em apoio da centro-direita goiana.