SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Os trens da linha 2 do metrô do Rio de Janeiro voltaram a circular normalmente no final da manhã desta quarta-feira (9). A via liga a zona norte à zona sul da cidade. Mais cedo, por volta das 7h45, os trens circularam provisoriamente entre Engenho de Rainha e Botafogo.
Parte de um muro no entorno caiu sobre os trilhos da estação Engenho da Rainha. O problema foi causado durante o trabalho da equipe da concessionária Águas do Rio na área externa do sistema metroviário.
As estações Pavuna, Engenheiro Rubens Paiva, Acari/Fazenda Botafogo, Coelho Neto, Colégio, Irajá, Vicente de Carvalho, Thomaz Coelho, Engenho da Rainha, Inhaúma e Del Castilho ficaram fechadas, de acordo com o MetrôRio.
Por conta disso, foi preciso desenergizar a via para atuação das equipes.
O MetrôRio afirmou que a operação na linha 2 foi restabelecida por volta das 11h10 e todas as estações estão abertas, funcionando normalmente.
“Felizmente não houve vítimas no incidente, mas estamos atuando com as medidas necessárias para garantir o bem-estar e os direitos dos passageiros que foram prejudicados na manhã de hoje, a caminho do trabalho”, afirmou o governador Cláudio Castro.
A Secretaria do Consumidor e o Procon-RJ comunicaram formalmente a concessionária Águas do Rio após o desabamento do muro ao lado da Linha 2 do metrô, na altura da estação.
De acordo com a fiscalização, que segue em andamento, a Águas do Rio realizou escavações próximas ao muro de contenção da linha férrea, sem o devido acompanhamento técnico, afirmou o governo do Rio.
“A terra removida foi depositada de forma irregular contra a estrutura, provocando pressão excessiva e, consequentemente, o colapso do muro sobre os trilhos. A queda aconteceu em horário de grande circulação de trens e passageiros”, afirmou.
Segundo o governo, a Secretaria do Consumidor e o Procon vão acompanhar os desdobramentos do caso e exigirão que os responsáveis arquem com os danos.
“Vamos punir com rigor os responsáveis pelo caso e os direitos dos consumidores à segurança e à mobilidade serão defendidos com firmeza”, disse Gutemberg Fonseca, secretário de Defesa do Consumidor.
A Águas do Rio afirmou que adotou o procedimento padrão para intervenções emergenciais na faixa reservada às suas instalações, comunicando o serviço às autoridades municipais competentes.
A concessionária disse ainda que não escorou parte da terra retirada do local da escavação no muro ao lado e que está investigando o que pode ter ocorrido, e que teve apoio do MetrôRio, Guarda Municipal e CET-Rio para restabelecer o pleno funcionamento do metrô e do trânsito.
Sobre a notificação da Secretaria do Consumidor e do Procon-RJ, a Águas do Rio afirmou que vai se manifestar dentro do prazo estabelecido.
Sobre a obra na tubulação, por conta do incidente, a previsão é que seja concluída nesta quinta-feira (10). O abastecimento de água está temporariamente reduzido nos seguintes bairros: Engenho da Rainha, São Francisco Xavier, Mangueira, Triagem, Maria da Graça, Inhaúma, Del Castilho, Jacaré, Jacarezinho e Rocha.
A Águas do Rio lamentou os transtornos causados à população.