Walison Veríssimo
O senador Vanderlan Cardoso (PSD) reafirmou, nesta segunda-feira (7), que pretende disputar a reeleição ao Senado em 2026 e buscará o apoio do governador Ronaldo Caiado (União Brasil) e do vice-governador Daniel Vilela (MDB) para fortalecer sua pré-campanha. A declaração foi dada durante jantar político em Goiânia, onde recebeu o apoio formal do deputado federal José Nelto (União Brasil).
Ao comentar o alinhamento com a base governista, Vanderlan reconheceu que esteve em lados diferentes de Caiado em disputas recentes, como nas eleições municipais de 2024, quando concorreu à Prefeitura de Goiânia contra Sandro Mabel, nome apoiado pelo governador. Ainda assim, o senador ressaltou a boa relação institucional e defendeu a união do campo da centro-direita.
“Em termos eleitorais, já tivemos em alguns projetos juntos com o governador e outros não, mas sempre com muito respeito. Todas as vezes que sou chamado, compareço — e foi o caso agora, de ir ao lançamento da candidatura dele [à Presidência]. Eu defendo que os candidatos de centro-direita cheguem ao entendimento. Para vencer, precisa haver entendimento”, afirmou.
Durante o encontro, José Nelto declarou apoio ao projeto de reeleição do senador e anunciou que mobilizará sua base política — composta por dezenas de prefeitos, vereadores e lideranças — para respaldar o nome de Vanderlan na formação da chapa governista.
Vanderlan também afastou especulações sobre uma eventual candidatura ao governo do Estado. “Meu projeto é para o Senado Federal”, disse, ao reforçar o desejo de manter o diálogo com o grupo liderado por Caiado e Daniel Vilela.