Walison Veríssimo

O Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) deve julgar nesta terça-feira (8), a partir das 17h, uma ação por abuso de poder político contra o governador Ronaldo Caiado e o prefeito de Goiânia, Sandro Mabel, ambos do União Brasil. O caso tem como relator o juiz José Mendonça.

Caiado foi condenado em primeira instância à inelegibilidade por oito anos. Mabel, por sua vez, teve o mandato cassado. A decisão, no entanto, ainda não é definitiva e está sendo contestada por meio de recursos apresentados pelas defesas dos dois.

A ação teve como base jantares promovidos por Caiado no Palácio das Esmeraldas durante a campanha eleitoral, nos quais o governador teria pedido apoio político em favor de Mabel. Segundo a acusação, os eventos configurariam uso indevido da estrutura pública para beneficiar um aliado nas eleições municipais.

Em fevereiro, o Ministério Público Eleitoral reconheceu a prática de condutas vedadas, mas considerou desproporcionais as penalidades impostas na primeira instância. O órgão recomendou a aplicação de multa, afastando a necessidade de cassação ou declaração de inelegibilidade.

O julgamento ocorre poucos dias após o lançamento da pré-candidatura de Caiado à Presidência da República, realizado na última sexta-feira (4), em Salvador. O desfecho do caso no TRE-GO pode ter impacto direto no futuro político dos dois gestores e no projeto nacional do governador.