Agehab capacita servidores da Prefeitura de Goiânia para atendimento do Aluguel Social

A Agência Goiana de Habitação (Agehab) realizou, nesta segunda-feira (07/04), treinamento do Programa Pra Ter Onde Morar – Aluguel Social para servidores da Prefeitura de Goiânia que fazem atendimento nos Centros de Referência em Assistência Social (Cras).

A parceria entre Agehab e Município vai ajudar famílias com dificuldade de acesso à internet a fazerem inscrições para o Aluguel Social.

Começam nesta terça-feira (08/04) as inscrições para 4 mil vagas do programa em Goiânia.

O maior número de vagas ofertadas de uma só vez

“É o maior número de vagas ofertadas de uma só vez pelo programa. De forma que vamos precisar da colaboração da prefeitura para chegar às famílias mais vulneráveis e o prefeito Sandro Mabel se prontificou a oferecer esta ajuda. Por este motivo fizemos esta capacitação técnica dos servidores que atendem diretamente o público”, afirmou o presidente da Agehab, Alexandre Baldy.

A secretária Municipal de Políticas para as Mulheres, Assistência Social e Direitos Humanos, Eerizania Enéas de Freitas, disse que o Aluguel Social é uma iniciativa importante que garante proteção e dignidade para famílias em situação de vulnerabilidade.

Aluguel Social – atendimento pra quem mais precisa

“Com o apoio da Prefeitura, por meio dos Cras, vamos conseguir orientar e atender quem mais precisa, especialmente aqueles que não têm acesso à internet ou enfrentam dificuldades com tecnologia”, complementou Eerizania.

Durante o treinamento, a Agehab repassou informações sobre o processo de inscrição, envio de documentação e utilização da plataforma. As inscrições poderão ser feitas pelo aplicativo Aluguel Social ou pelo site goias.gov.br/agehab.

“Mas entendemos as limitações de algumas pessoas com o uso da internet. E não queremos que ninguém que precise fique de fora. Por isso a importância dessa parceria com a Prefeitura”, refletiu Baldy.

O diretor de Regularização Fundiária e Desenvolvimento Social da Agehab, Ricardo Fernandes Barbosa, explicou que o Aluguel Social é uma ajuda mensal de R$ 350 oferecida por 18 meses com utilização vinculada. Isso significa que o valor só pode ser utilizado para pagamento de aluguel.

“A prestação de contas deverá ser feita mensalmente para comprovar a utilização correta do benefício. O beneficiário também deverá enviar o contrato de aluguel”, informou Ricardo.

População em situação de rua

Entre as dúvidas tiradas durante a capacitação, foi levantada a questão da população em situação de rua. De acordo com o gerente do Aluguel Social, Fernando Veloso, eles também têm direito ao Aluguel Social, pois entre os requisitos específicos está a situação de moradia improvisada. Mas para ter acesso ao benefício, o interessado precisa comprovar o vínculo de pelo menos três anos com o município.

“Como ela está em situação de rua, como comprovar esse vínculo? Por meio do Centro Pop, que pode fazer uma declaração de acompanhamento da pessoa em situação de rua. A legislação permite a utilização de documentos de órgãos oficiais para comprovação dos requisitos que dão direito ao Aluguel Social”, orientou Fernando.

Saiba mais

Aluguel Social: inscrição às novas vagas em Goiânia começa nesta terça

Silvânia e Anicuns têm sorteios de 76 casas a custo zero

Goiás investe mais de R$ 10 milhões em infraestrutura social no interior

O post Agehab capacita servidores da Prefeitura de Goiânia para atendimento do Aluguel Social apareceu primeiro em Agência Cora Coralina de Notícias.

Fonte: Agência Cora