Investidores chineses apresentam produtos que serão fabricados em Águas Lindas

Nesta segunda-feira (07/04), representantes de três empresas chinesas, da cidade de Zhongshan, participaram de uma reunião na Secretaria de Estado do Entorno do Distrito Federal (Sedf-GO), em Brasília. Na ocasião, os investidores chineses apresentaram os primeiros produtos que serão fabricados em Águas Lindas, no Entorno do Distrito Federal.

Segundo o que foi apresentado, serão fabricados triciclos elétricos (conhecidos como “tuk tuks”) e um relógio de monitoramento eletrônico que pode substituir a tornozeleira eletrônica.

Entre as autoridades presentes, estavam o prefeito de Águas Lindas, Lucas Antonietti; a primeira-dama, Aleandra Sousa; e a anfitriã, a secretária do Entorno, Caroline Fleury, que representou o Governo de Goiás.

A visita faz parte de um movimento maior para instalação de empresas chinesas na cidade. Para isso, a prefeitura está construindo um polo industrial e um Centro de Convenções, onde funcionará o Itec – Canal Expresso Brasil-China. 

“É uma honra para nós selar essa parceria comercial com a China, que irá trazer desenvolvimento não só para Águas Lindas, mas para o estado de Goiás, para Brasília e para o Brasil”, afirmou o prefeito.

O presidente da Companhia de Desenvolvimento de Águas Lindas (Codeal), André Oliveira, adiantou que a cidade receberá uma nova comitiva chinesa em junho.

“Nos dias 20 e 21 de junho, no feriado de Corpus Christi, receberemos as autoridades chinesas que nos acolheram durante a missão de Águas Lindas à China, em maio de 2024. Na ocasião, teremos a assinatura de diversos acordos bilaterais e a consolidação do Canal Expresso Brasil-China”, destacou.

Investidores chineses apresentam produtos que serão fabricados em Águas Lindas
Entre as autoridades presentes, estavam o prefeito de Águas Lindas, Lucas Antonietti; a primeira-dama, Aleandra Sousa; e a anfitriã, a secretária do Entorno, Caroline Fleury, que representou o Governo de Goiás. Visita faz parte de um movimento maior para instalação de empresas chinesas na cidade (Fotos: Sedf-GO)

Destaque para tecnologia de monitoramento eletrônico

Um dos investidores chineses, Kevin Wo, apresentou um dispositivo de alta tecnologia para monitoramento de pessoas sob supervisão judicial. A proposta inicial prevê a importação de 20 mil unidades. Os equipamentos serão oferecidos à Secretaria de Segurança Pública, e às Polícias Penais e Civis.

“Esses dispositivos são especialmente relevantes para monitorar pessoas sujeitas a medidas restritivas, como em casos de violência doméstica e proteção a vítimas”, explicou.

Os aparelhos possuem câmera, sensores de sinais vitais e canal de voz direto com a central. 

“Acreditamos que esta inovação contribuirá para a modernização do sistema de monitoramento eletrônico, resultando em redução de custos para a administração pública e promovendo a reintegração social dos monitorados”, completou.

Investidores chineses apresentam produtos que serão fabricados em Águas Lindas
Dispositivos para monitorar pessoas sujeitas a medidas restritivas, possuem câmera, sensores de sinais vitais e canal de voz direto com a central (Fotos: Sedf-GO)

Hainan Meitu em Águas Lindas

Também foi anunciado que a Hainan Meitu, fabricante de triciclos e eletrônicos, instalará uma fábrica em Águas Lindas. A representante da empresa, Andy Liu, afirmou que as negociações com o município já duram mais de um ano. A visita marca o início de uma nova etapa.

“Nosso foco será iniciar as obras de construção da unidade fabril, além das ações para a importação inicial de produtos acabados. Em seguida, avançaremos para a montagem local dos equipamentos, abrindo caminho para o pleno funcionamento da planta industrial”, explicou a empresária Andy Liu. 

Ela reforçou a necessidade de apoio institucional.

“É fundamental que o Canal Expresso Brasil-China em Águas Lindas se torne uma realidade funcional e eficiente. Contamos com a intermediação do município e do Estado para agilizar a liberação de mercadorias oriundas da China, além de apoio nos incentivos fiscais.”

A executiva reafirmou o compromisso da empresa com o Brasil.

“Hoje, reafirmamos nosso compromisso com o Brasil e com Águas Lindas de Goiás. Acreditamos no potencial do país, que pode crescer ainda mais como potência global, especialmente no novo eixo dos Brics.”

Goiás preparado para novos investimentos

A secretária Caroline Fleury garantiu o apoio do governo estadual. 

“Temos certeza de que iniciamos uma parceria de muito sucesso. Sabemos dos entraves enfrentados, mas o município e o Estado de Goiás estão preparados para receber os investidores. O governador Ronaldo Caiado tem atuado com firmeza na organização fiscal do Estado, o que nos permite oferecer segurança aos empresários que queiram se instalar aqui”, disse.

Ela também agradeceu a parceria. 

“Estamos muito felizes em receber todos os senhores aqui, principalmente em um momento tão importante. Sabemos que essa ligação com a China representa esperança e melhoria de vida para nossa população”.

O encontro contou ainda com a presença do delegado, presidente da Associação dos Municípios Adjacentes à Brasília (Amab) e prefeito de Planaltina Cristiomário de Sousa Medeiros. Também com o secretário municipal de Desenvolvimento Social, Vicente Manoel, e do superintendente da Secretaria de Indústria e Comércio de Goiás (SIC-GO), Plínio Viana, do deputado federal Hildo do Candango, do deputado estadual Anderson Teodoro, e do vereador de Águas Lindas, Bira.

Saiba mais

Sedf solicita suspensão do reajuste de tarifas do transporte público entre Goiás e Brasília

Governo consegue suspender aumento das tarifas do transporte no Entorno do DF

O post Investidores chineses apresentam produtos que serão fabricados em Águas Lindas apareceu primeiro em Agência Cora Coralina de Notícias.

Fonte: Agência Cora