SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O Kartódromo Granja Viana, em Cotia, na Grande São Paulo, vai abrigar a partir desta segunda-feira (7) um projeto que busca a inclusão social por meio do automobilismo. Batizada como Academia Esporte Motor Ipiranga, a iniciativa oferece formação profissional para jovens de escolas públicas em áreas relacionadas ao esporte motorizado.
De acordo com seus organizadores, serão oferecidas iniciações profissionais em áreas como piloto de kart, mecânica, fotografia e mídia. Além de aulas teóricas e práticas, os alunos poderão ter contato com profissionais do automobilismo nacional, como os pilotos César Ramos e Thiago Camilo, que correm na Stock Car.
“Esses jovens estão vivendo um sonho hoje, independente da área que eles tenham mais interesse aqui”, destacou César.
André Nicastro, campeão de kart com mais de 30 anos de experiência, José Mario Dias, um dos fotógrafos oficiais da F1, e Rodrigo França, jornalista especializado na cobertura esportiva automobilística, também vão ministrar aulas para os estudantes.
A promessa é que o projeto possa impactar 150 jovens, de 14 a 16 anos, em sua primeira edição, que vai até o final deste ano. “O automobilismo é uma grande paixão nacional e, com a Academia Esporte Motor Ipiranga, podemos aproximar crianças e adolescentes desse universo”, disse Luis Fernando Guggenberg, diretor de impacto social do Instituto Ultra, que faz parte do grupo ao qual pertence a rede Ipiranga.