RIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS) – Um turista mineiro foi baleado quatro vezes durante uma tentativa de assalto na tarde de domingo (6) na zona portuária do Rio de Janeiro. O crime aconteceu próximo ao Pier Mauá, um dos principais pontos de embarque de cruzeiros da cidade, em uma região movimentada e a poucos metros da sede da Polícia Federal.

A vítima é o engenheiro Vinícius Dias, que estava com a esposa, Poliana Ribeiro, nutricionista e influenciadora com mais de 200 mil seguidores em uma rede social, e os sogros. A família, de Minas Gerais, aguardava o embarque em um navio de cruzeiro quando foi abordada por um homem armado.

Segundo relato de Poliana, o criminoso se aproximou com uma abordagem aparentemente inofensiva, perguntando sobre o navio ancorado. “Ele primeiro me abordou. Eu não coloquei maldade nenhuma, até por causa do horário, do local que era movimentado. Ele perguntou: ‘Aquilo ali é o quê?’ Eu falei: ‘É um cruzeiro’. Ele perguntou se era da Marinha. Respondi que não. Aí ele se afastou e ficou reparando a gente. Achei muito estranho”, disse a influenciadora em uma sequência de postagens nas redes sociais.

Momentos depois, o homem retornou, rendeu a família e ordenou que todos entrassem no carro. Segundo Poliana, o suspeito ameaçou matá-los. “Ele ia sequestrar a gente, ia matar a gente. Foi o que ele falou. Ele mostrou a arma de fogo, pediu colar, essas coisas, mas não deu tempo”, afirmou a nutricionista.

Ainda de acordo com o relato, durante a ação, Vinícius conseguiu sair do carro e tentou reagir, mas foi atingido por quatro disparos. Um dos tiros acertou o abdômen, causando ferimentos graves.

A mulher do engenheiro disse que ele passou por cirurgia após os médicos detectarem acúmulo de sangue na região abdominal, com risco de perfuração em órgãos vitais. Ele também apresentava dificuldades para movimentar as pernas.

Após os disparos, um vendedor de gelo que presenciou a cena prestou socorro e levou Vinícius até uma base policial com um triciclo. De lá, agentes do Grupamento de Ações Extraordinárias da Guarda Portuária Federal o encaminharam ao Hospital Municipal Souza Aguiar, no Centro do Rio.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, o paciente está internado em estado estável.

A Polícia Militar disse que o suspeito iniciou a tentativa de roubo na altura do Armazém 4, no Pier Mauá, e que a vítima entrou em luta corporal com o assaltante e foi baleado. O envolvido seguiu em fuga e roubou um carro.

Policiais militares do 5º BPM (Praça da Harmonia), do programa Segurança Presente e da Guarda Portuária montaram um cerco na avenida Barão de Tefé para localizar o suspeito, que tentou fugir pelo Morro do Pinto. Houve troca de tiros, e ele acabou cercado e preso por agentes da UPP da Providência. Com o homem, a polícia apreendeu um revólver e pertences roubados. O nome do suspeito não foi divulgado.

O crime está sendo investigado pela 5ª DP (Mem de Sá). A Polícia Civil informou que o homem foi autuado em flagrante pelos crimes de roubo e tentativa de latrocínio. O caso foi encaminhado à Justiça.