RIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS) – Preta Gil, 50, que está internada no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, teve seu estado de saúde atualizado por meio de um boletim divulgado pela assessoria de imprensa nesta segunda-feira (7). Segundo a nota, a cantora passa bem. “Ela está clinicamente estável e sendo assistida pela equipe do hospital.”

No comunicado, a assessoria informa que, ao chegar a São Paulo, Preta foi avaliada pelos médicos, que decidiram seguir com o tratamento que ela já vinha realizando no Hospital Copa Star, no Rio de Janeiro. Ela recebeu medicações específicas, devido ao fato de ser uma paciente oncológica, além de estar tratando uma infecção urinária.

Preta foi transferida do Rio para a capital paulista em uma UTI aérea neste domingo (6). A decisão de levá-la para o Hospital Sírio-Libanês foi tomada para garantir a continuidade do protocolo terapêutico no mesmo hospital onde ela ficou internada por cerca de dois meses, entre dezembro e janeiro.

Preta ainda não tem previsão de viajar aos EUA, onde deverá continuar seu tratamento. Em entrevista a Luciano Huck no Domingão do último domingo (31), ela falou sobre a viagem. “Aqui no Brasil a gente já fez tudo o que podia. Agora, as minhas chances de cura estão fora do Brasil. É para lá que eu vou”, explicou.

Preta Gil recebeu o diagnóstico de câncer no intestino em janeiro de 2023. Em dezembro do mesmo ano, anunciou o fim do tratamento após passar por uma cirurgia para reconstruir parte do trato intestinal e informou que seguiria em processo de reabilitação. Apesar da remissão do câncer, a cantora explicou que permaneceria sob observação pelos próximos cinco anos.

Em agosto de 2024, Preta publicou um vídeo no Instagram revelando que a doença havia retornado em quatro locais do corpo: dois linfonodos, uma metástase no peritônio e um nódulo no ureter. Em dezembro, passou por uma cirurgia de aproximadamente 21 horas para a remoção dos tumores e precisou colocar uma bolsa de colostomia definitiva.