Walison Veríssimo

O vereador por Goiânia e ex-deputado federal Major Vitor Hugo (PL) afirmou, em entrevista ao jornal Tribuna do Planalto, que a administração do prefeito Sandro Mabel (UB) está atuando nos bastidores para impedir a criação de uma Comissão Especial de Inquérito (CEI) para investigar o caos na saúde pública da capital. Segundo ele, apesar de o foco da investigação ser a gestão anterior, comandada por Rogério Cruz (SD), há resistência direta da base governista na Câmara.

Fontes do portal O Jornalismo no Paço e na Secretaria de Governo negam a articulação. “Mabel dá total independência para os vereadores atuarem”, salienta uma fonte ao portal.

“É difícil conseguir as assinaturas porque a administração atual não quer. Essa é a verdade”, disparou Vitor Hugo. “A base fica receosa. A conversa com os vereadores é clara: o prefeito não quer, então não querem assinar”, completou.

A proposta de CEI da Saúde visa apurar responsabilidades pela crise no sistema municipal de saúde, que se agravou nos últimos anos com denúncias de irregularidades, falta de insumos, má gestão e longas filas para atendimento. Apesar de ainda não ter alçado o governo atual como alvo direto, o projeto encontra dificuldades para reunir as assinaturas necessárias — mínimo de 12 parlamentares.

Vitor Hugo, que assumiu a vereança após obter mais de 15 mil votos em 2024, adota postura de oposição ideológica, mas diz manter independência na Câmara. Ele destaca que não ocupa cargos na administração municipal e, por isso, está livre para fiscalizar sem medo de retaliações.

“Eu sou a favor da criação da CEI da Saúde. A gestão do Mabel começou agora, nós queremos investigar o que aconteceu na gestão do Rogério Cruz. Mas há uma resistência enorme”, pontua.

Para o parlamentar, trata-se de um movimento preocupante, pois a Câmara Municipal estaria abrindo mão de sua prerrogativa de fiscalização. Ele também criticou o repasse de 50% de remanejamento orçamentário concedido ao Executivo pela legislatura anterior, o que, segundo ele, enfraquece o poder de controle da Casa.