(UOL/FOLHAPRESS) – O Inter venceu o Cruzeiro por 3 a 0 neste domingo (6), no Beira-Rio, em partida pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro.

A partida foi marcada pela expulsão do zagueiro cruzeirense Jonathan Jesus, aos 20 minutos do 1º tempo. O jogador tomou cartão vermelho direto ao derrubar Wesley na entrada da área. O lance causou muita reclamação por parte dos jogadores do Cruzeiro, que protestaram argumentando que a falta era apenas para cartão amarelo. O bate-boca dos cruzeirenses com o árbitro Marcelo de Lima Henrique durou cerca de cinco minutos.

Após a expulsão, o Inter começou a bagunçar a zaga cruzeirense. Alan Patrick teve grande atuação na partida, abrindo o placar no Beira-Rio e participando da jogada do segundo gol, marcado por Enner Valencia, ambos ainda no primeiro tempo. Borré, que entrou na segunda etapa, anotou o gol do 3 a 0, fechando o placar.

Com a vitória, o Inter soma quatro pontos e assume a liderança do campeonato pelos critérios de desempate. O Cruzeiro permanece com trêspontos, na 11ª colocação.

O Inter volta a campo na quinta-feira (10), quando recebe o Atlético Nacional pela fase de grupos da Libertadores. Pelo Brasileiro, o próximo compromisso do Colorado é contra o Fortaleza, no Castelão, no domingo (13).

O Cruzeiro enfrenta o Mushuc Runa, no Mineirão, na quarta-feira (9), pela fase de grupos da Sul-Americana. No domingo, a Raposa enfrenta o São Paulo no Morumbis.

COMO FOI O JOGO

A partida no primeiro tempo começou bastante equilibrada, com o Inter ficando mais com a bola e o Cruzeiro com uma postura reativa, saindo em contra-ataques pelas pontas.

Aos 20 minutos, Jonathan Jesus, do Cruzeiro, foi expulso em lance polêmico. O zagueiro fez uma carga em Wesley na entrada da área e foi expulso com o vermelho direto. Marcelo de Lima Henrique não foi ao VAR checar o lance e os jogadores do Cruzeiro ficaram discutindo com o árbitro.

O Inter aproveitou a vantagem numérica e abriu o placar aos 30 minutos. Enquanto o Cruzeiro estava acuado no campo de defesa, Alan Patrick recebeu a bola no bico da grande área. Mesmo cercado por quatro marcadores e pouco espaço, o meia cortou para dentro e bateu rasteiro no canto direito de Cássio para fazer o 1 a 0 para o Inter.

A partida virou um jogo de ataque contra defesa, com o Colorado pressionando muito. Alan Patrick começou a infernizar a vida da zaga cruzeirense. O meia criava jogadas tanto pelo lado esquerdo, com Bernabéi, quanto pelo lado direito, com Wesley. E foi pela direita que o Inter chegou ao segundo gol aos 36 minutos, com Enner Valencia, após tabela entre Alan Patrick e Wesley.

O Inter voltou do intervalo disposto a matar a partida. Aos 7 minutos do 2º tempo, Carbonero só não ampliou a vantagem graças a Fabrício Bruno, que cortou o chute do colombiano com um carrinho preciso.

Aos 11, Wesley chegou a fazer o 3 a 0 em lance chorado, mas o gol foi anulado após o árbitro checar no VAR que a bola bateu no braço de Carbonero no início da jogada. Aos 20, Enner Valencia recebeu em profundidade, cortou Cássio e bateu para o gol, mas a zaga cruzeirense tirou em cima da linha.

Na sequência, Alan Patrick e Enner Valencia foram substituídos por Óscar Romero e Borré. E o colombiano Borré foi quem fez o 3 a 0 para o Inter, aos 33 minutos da segunda etapa, após receber na área, limpar a zaga do Cruzeiro e bater na saída de Cássio. Vitória contundente do Inter no Beira-Rio, que vai com moral para o duelo contra o Atlético Nacional pela Libertadores.

INTER

Anthoni; Aguirre, Rogel, Vitão, Bernabéi; Fernando (Ronaldo), Bruno Henrique (Diego Rosa), Alan Patrick (Óscar Romero); Wesley, Valencia (Borré), Carbonero (Vitinho). Técnico: Roger Machado.

CRUZEIRO

Cássio; Willian, Jonathan Jesus, Fabrício Bruno, Kaiki (Marlon); Matheus Henrique, Romero, Eduardo (Mateo Gamarra); Dudu (Rodriguinho), Gabriel Barbosa (Lautaro Díaz), Wanderson (Marquinhos). Técnico: Leonardo Jardim.

Estádio: Beira-Rio, em Porto Alegre (RS)

Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (CE)

Nailton Junior de Sousa Oliveira (CE) e Renan Aguiar da Costa (CE)

VAR: Daiane Muniz (SP)

Cartões amarelos: Cássio (CRU); Bernabéi (INT)

Cartões vermelhos: Jonathan Jesus (CRU)

Gols: Alan Patrick (INT), aos 30′, e Enner Valencia (INT), aos 36′ do primeiro tempo; Borré (INT), 33′ do segundo tempo