SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu, neste domingo (6), a situação de emergência nas cidades de Angra dos Reis e Petrópolis, no Rio de Janeiro, após temporal que atingiu região. As portarias foram publicadas no Diário Oficial da União.
Governo federal reconheceu situação de emergência em Angra dos Reis e Petrópolis. Cidades foram atingidas por fortes chuvas. Reconhecimento foi feito pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional.
Prefeituras podem, agora, pedir recursos para o governo. Cidades conseguem realizar, por meio de ações de defesa civil, compras de cestas básicas, água mineral, refeição para trabalhadores e voluntários, kits de limpeza de residência, higiene pessoal e dormitório, entre outros.
Solicitação deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres. Com base nas informações enviadas nos planos de trabalho, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com o valor a ser liberado.
Chuva no Rio deu trégua neste domingo, mas moradores relataram caos. Em Angra dos Reis, moradores do Parque Mambucaba, um dos bairros mais afetados pelos temporais, relataram perdas e desespero. Em Petrópolis, o centro histórico da cidade inundou, e 74 pessoas se encaminharam para pontos de apoio na cidade.
Risco hidrológico ainda é alto. Segundo informações do Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais) desta manhã, a possibilidade de eventos hidrológicos nas regiões intermediárias do Rio de Janeiro e Petrópolis ainda é considerada alta por causa da possibilidade de pancadas de chuva ao longo do dia, que somadas ao volume acumulado dos dias anteriores, pode favorecer a ocorrência de enxurradas e alagamentos.