RIO DE JANEIRO, RJ (UOL/FOLHAPRESS) – A Defesa Civil do estado do Rio afirmou que continua a previsão de risco muito alto de deslizamento para Angra dos Reis, na Costa Verde, e para Petrópolis, na região serrana. Em Teresópolis, Mangaratiba e Baixada Fluminense, o risco é alto. Para hoje, a previsão do tempo é de chuva fraca a moderada, e persistente.

Município de Angra dos Reis decretou emergência no sábado. A cidade foi fortemente afetada pelas chuvas. Em 24h, o volume acumulado de chuva ultrapassou 324mm. Houve registro de alagamentos, deslizamentos e transbordamento de rios. Mais de 300 pessoas ficaram desalojadas. Segundo a prefeitura, foram disponibilizados 36 pontos de apoio e quatro abrigos para receber essas pessoas. Não há registro de vítimas.

Deslizamentos e inundações em Petrópolis. A Defesa Civil do município afirma que foram registrados 93 chamados por causa das chuvas ontem. O centro histórico da cidade inundou e 74 pessoas se encaminharam para pontos de apoio na cidade.

Risco hidrológico ainda é alto. Segundo o Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais), a possibilidade de eventos hidrológicos nas regiões intermediárias do Rio de Janeiro e Petrópolis é considerada alta por causa da possibilidade de pancadas de chuva ao longo do dia, que somadas ao volume acumulado dos dias anteriores pode favorecer a ocorrência de enxurradas e alagamentos.

Na capital, a previsão é de chuva fraca a moderada e isolada. Na manhã de ontem, a Defesa Civil do município chegou a acionar sirenes nos morros do Borel, Formiga e Andaraí.