SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – A nova regra contra a cera no futebol foi aplicada pela primeira vez no Brasil na última sexta-feira (4), durante a vitória do Athletico-PR sobre o Paysandu, pela Série B.
O goleiro Mycael, do Athletico-PR, ficou 13 segundos com o controle da bola. O árbitro Jefferson Ferreira de Moraes, então, deu escanteio para o Paysandu.
A nova regra permite o goleiro a ficar com a bola apenas por oito segundos. Antes, o tempo limite era de seis segundos e um tiro livre indireto deveria ser marcado, mas a norma era pouco aplicada.
A infração aconteceu nos acréscimos da partida no Mangueirão. O Athletico-PR vencia o jogo por 2 a 1 na estreia da equipe na Série B o resultado final foi o mesmo.
Esta foi a primeira vez que a regra foi aplicada no Brasil. Implementada a partir do início do Brasileirão, no último final de semana, a norma não tinha sido aplicada, ainda que alguns goleiros tenham extrapolado o limite de tempo.
Os árbitros devem sinalizar a contagem regressiva aos goleiros. Ela começa a partir do momento em que faltam cinco segundos para o estouro do prazo para o atleta repor a bola em jogo.