PORTO ALEGRE, RS (FOLHAPRESS) – Um ônibus que transportava estudantes e professores do curso de paisagismo do Colégio Técnico da UFSM (Universidade Federal de Santa Maria) caiu em uma ribanceira e deixou sete mortos e ao menos 26 feridos nesta sexta-feira (4) em Imigrante, no Vale do Taquari.
O grupo de 32 passageiros e um motorista estava a caminho de um cactário tradicional da região quando o ônibus saiu da pista na RSC-453 e caiu em um barranco à beira da estrada, de acordo com informações do Comando Rodoviário da Brigada Militar.
A primeira atualização logo após o acidente informou que 35 pessoas estavam no ônibus, mas o comando rodoviário corrigiu o número para baixo no fim da tarde.
A prefeitura de Imigrante solicitou ajuda de outros municípios da região, e informou que os feridos foram encaminhados para hospitais das cidades próximas.
Quatro feridos estão internados em Lajeado: uma mulher de 37 anos em estado crítico, uma mulher de 55 anos e um homem de 25 anos em estado grave, e uma paciente de 33 anos que não teve o quadro divulgado.
Há uma outra vítima em estado grave e cinco em quadro estável no hospital de Estrela.
Já hospital da cidade de Teutônia recebeu 18 pacientes com idades entre 24 a 64 anos. Dois foram transferidos e quatro vão passar a noite internados, e os outros 12 feridos receberam alta ao longo da tarde.
Equipes do Corpo de Bombeiros Militar e dos Bombeiros Voluntários de outras localidades auxiliaram o resgate das vítimas. Depois da retirada dos feridos, os agentes tentavam destombar o veículo.
“Há uma hipótese que a gente vai ter que constatar, com a troca de posição do ônibus, se não ficou nenhuma vítima embaixo”, disse o coronel Samaroni Teixeira Zappe, chefe do Comando Regional de Polícia Ostensiva do Vale do Taquari.
O IGP-RS (Instituto Geral de Perícias do Rio Grande do Sul) esteve no local do acidente para coleta de evidências. “Será feita a perícia mecânica do veículo e análise do tacógrafo, para verificar a velocidade em que ele transitava antes do fato, para depois, com base também em depoimentos dos sobreviventes, poder se entender a dinâmica de como se deu o sinistro”, disse Zappe.
A 121 km de Porto Alegre, a cidade de Imigrante tem 3.000 habitantes, mas atrai movimento intenso de turistas. Um dos pontos mais visitados é o Cactário Horst, o maior da América Latina, com mais de mil espécies de cactos, sendo uma referência para profissionais e estudantes de paisagismo.
Em nota, o cactário Horst lamentou o acidente e destacou que a parceria com o curso técnico de paisagismo da UFSM existe há muitos anos e inclui visitas técnicas anualmente. “Não temos palavras para externar tamanho pesar para com o sofrimento das vítimas e dos familiares”, diz o texto.
A UFSM declarou luto oficial de três dias e a suspensão das atividades acadêmicas na faculdade nesta sexta e sábado (5). A universidade deslocou uma equipe para acompanhar o resgate.
O governador Eduardo Leite (PSDB) pediu um minuto de silêncio pelas vítimas do acidente durante sua participação no Fórum da Liberdade, em Porto Alegre, na tarde desta sexta.
“Eu peço um breve instante de silêncio por esses jovens que, como tantos jovens aqui, tinham sonhos, aspirações, e perderam a vida.”
*
Colaborou Daniela Arcanjo