SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A primeira frente fria do ano com força suficiente para acabar com o calorão chega ao litoral paulista nesta sexta-feira (4) com promessa de derrubar as temperaturas e provocar chuvas intensas até o sábado (5).

Segundo os institutos de meteorologia, essa frente fria será seguida por uma massa de ar polar. Com isso, a umidade do ar aumentará, criando condições para tempestades com fortes rajadas de vento.

Devido a essa previsão, o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu um alerta vermelho de grande perigo de chuva forte que inclui todo o litoral de São Paulo, região metropolitana e Vale do Paraíba, além de todo o centro-sul do Rio de Janeiro.

Segundo o instituto, essas regiões podem sofrer com tempestades de mais de 100 mm de precipitação em 24 horas, com rajadas de vento de até 100 km/h, o que torna grande o risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, transbordamentos de rios, alagamentos e de descargas elétricas.

Nesta sexta, a temperatura na capital paulista deve variar entre 18°C e 24°C, mas no sábado deve cair para faixa entre 16°C e 18°C e, no domingo, de 15°C a 20°C.

A menor temperatura registrada este ano na cidade de São Paulo pelo Inmet foi de 16,2°C, no dia 11 de janeiro. E a última vez que a temperatura mínima ficou em torno dos 15°C, na região do Mirante de Santana, na zona norte da capital paulista, foi nos dias 24 e 15 de novembro de 2024, com 15,4°C e 15,8°C, respectivamente.

O CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas) da Prefeitura de São Paulo prevê que a sexta comece com a frente fria já atuando no litoral. Assim, o dia deve ser marcado por chuvas de intensidade moderada a forte de forma generalizada e persistente, o que eleva o potencial para possíveis transtornos na capital.

No litoral, as temperaturas ficarão mais amenas, com previsão de chuva. Santos, na Baixada Santista, terá máxima de 25°C nesta sexta e mínima de 18°C. No sábado não há previsão de pancadas, mas a temperatura deve ficar entre 16°C e 23°C. Já no domingo, os termômetros devem marcar entre 19°C e 21°C, com chuva durante o dia e a noite.

No litoral norte, o sábado e o domingo devem ser marcados por muita chuva durante todo o período, apenas com uma abertura de sol na tarde de domingo, seguida por mais chuva. A temperatura deve se manter estável entre 19°C e 21°C em todos os municípios da região.

Já no interior, os dias devem ficar nublados. Há previsão de chuvas isoladas e ventos fortes nesta sexta. Em Bauru, a mínima fica na casa dos 18°C e máxima, de 26°C. Para o fim de semana, as temperaturas tendem a subir um pouco, mas com probabilidade de chuvas.

Devido a essa previsão, a Defesa Civil montou o Gabinete de Crise, com representantes das concessionárias de energia, abastecimento de água e órgãos públicos para monitorar a situação em tempo real e coordenar ações preventivas com os municípios. O gabinete deve ficar mobilizado no CGE da Defesa Civil estadual até domingo (6), para garantir pronta resposta a possíveis estragos causados pelos temporais.

A Marinha do Brasil também emitiu nesta quinta um boletim alertando sobre a influência da frente fria na faixa litorânea dos estados de Santa Catarina, Paraná e São Paulo, entre Florianópolis (SC) e Santos (SP).

Segundo o órgão, os ventos de direção sudoeste a sul podem ter intensidade de até 60 km/h entre a manhã desta sexta (4) e a madrugada de sábado (5).

“O referido sistema ainda poderá provocar ressaca na faixa litorânea dos estados de Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro, entre Florianópolis (SC) e Campos dos Goytacazes (RJ), com ondas de direção sudoeste a sudeste e altura até 3 metros, entre as manhãs dos dias 4 e 6 de abril”, diz o boletim.