SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A ameaça de chuvas fortes em Petrópolis, na região serrana do Rio de Janeiro, levou a prefeitura da cidade a suspender o funcionamento das escolas municipais nesta sexta-feira (4). A recomendação foi repassada também às escolas particulares e vale para as atividades extras previstas para o sábado (5).
Além disso, o município decretou ponto facultativo nos serviços públicos, com a manutenção dos atendimentos emergenciais nas áreas de saúde, assistência social, guarda municipal e órgãos que atuam nas ações relacionadas aos temporais.
A cidade viveu em 2022 um dos maiores desastres ambientais da história do estado, com inundações e deslizamentos que causaram as mortes de 235 pessoas.
A Defesa Civil do Rio está em estado de vigilância devido à previsão de temporais. Segundo o órgão e o Cenaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais), a passagem de uma frente fria deixa o tempo instável no estado nos próximos dias e há a possibilidade de chuvas fortes e rajadas de vento até segunda-feira (7).
Em Teresópolis, outra cidade na região serrana, as aulas também foram suspensas nesta sexta por recomendação da Defesa Civil. A medida é preventiva devido à previsão de temporais durante o horário escolar e vale para as redes de ensino municipal, estadual e particular.
O Grupo de Ações Coordenadas, formado por representantes de órgãos públicos e concessionárias de serviços, está em alerta em Nova Friburgo. A Defesa Civil monitora as condições do clima em uma sala de monitoramento e pede que a população siga as orientações que serão divulgadas em caso de situação de risco.
No Rio, a Marinha emitiu um aviso de ressaca no mar a partir das 18h desta sexta até as 9h de domingo (6). A previsão da altura das ondas é de 2,5 a 3 metros.
Segundo o sistema de alerta meteorológico da cidade, a previsão é de chuva generalizada na cidade nesta sexta e sábado, com intensidade moderada e forte.