SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O influenciador digital Felipe Neto publicou um vídeo em suas redes sociais nesta quinta-feira (3) dizendo que é pré-candidato à Presidência da República nas eleições de 2026. Na mesma gravação, ele anunciou o lançamento de uma rede social chamada Nova Fala.
O youtuber, que participou ativamente da campanha eleitoral de 2022 defendendo a candidatura do presidente Lula (PT), tem um histórico de reviravoltas em seus posicionamentos políticos. Questionada pela reportagem sobre a seriedade do anúncio da pré-candidatura, sua assessoria não respondeu.
Nos comentários, parte dos seus seguidores trata o comunicado como brincadeira.
“Eu anuncio a minha pré-candidatura à Presidência da República. E este não é um gesto de vaidade, porque eu construí um legado financeiro e na comunicação que já me alimenta o estômago e o ego para o resto da vida”, afirma no vídeo.
“Eu quero ser presidente porque eu, embora seja um homem de fora da política, eu tenho ao meu lado a maior arma do nosso tempo: o uso das redes […] Não há escapatória nenhuma, então por que não usar a dependência das redes a favor do povo?”, continua ele.
Em seguida, Felipe Neto diz que lançará a rede social como “uma espécie de laboratório onde cada cidadão, enquanto interage com os conteúdos, cede voluntariamente informações para que nós possamos saber as reais preferências e necessidades do povo brasileiro”.
Ele então compara a nova rede a um ministério -“ainda vou definir qual, talvez o da verdade”- e acrescenta que “no mínimo ela ajudaria a entender qual é a opinião da maioria sobre cada momento da história” e, “na melhor das hipóteses, permitiria criar uma forma de governo neutra, sem qualquer ideologia”.
O youtuber e empresário foi um crítico veemente do governo Jair Bolsonaro (PL). Na campanha de 2022, se tornou um dos mais conhecidos defensores de Lula nas redes e chegou a encontrar o hoje presidente. Antes, em 2017, ele havia afirmado que não votaria no petista em “qualquer hipótese contra qualquer candidato”.
Há cerca de dois meses, Felipe Neto também disse que não tinha pretensão de se tornar político ou seguir carreira nessa área.
Na ocasião, ao retomar seu canal e anunciar conteúdos novos no YouTube, afirmou que no último ano teve muita confusão, problemas e polêmicas e que, portanto, se manteria longe do assunto para focar em si mesmo e em seus projetos, porque sentia que sua vida tinha mudado de rumo.
No vídeo desta quinta, Felipe Neto mudou esse discurso e declarou que evitou posicionamentos políticos nos últimos meses porque “precisava ter um olhar de fora” e porque baseia suas opiniões “no domínio da informação e em seu enorme anseio de ser um guardião da verdade”.
Sua assessoria de imprensa não deu mais informações e disse apenas que em breve serão divulgadas novidades. Junto ao post, o influenciador escreveu: “Amanhã, ao meio-dia, tudo isso começa. Uma nova forma de você obter mais do verdadeiro conhecimento…”
Há duas semanas, o cantor Gusttavo Lima também fez um anúncio nas redes sociais dizendo que desistiu da candidatura à Presidência da República e a qualquer outro cargo político nas próximas eleições, afirmando que se dedicaria inteiramente à carreira musical.
O artista ventilou a possibilidade no início do ano, e partidos logo correram para negociar sua filiação. O sertanejo se aproximou do governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), e chegou a comemorar pesquisa Genial/Quaest que o apontou como candidato com menor desvantagem ante Lula, mas a oposição da família o fez desistir.
A possibilidade de Gusttavo Lima concorrer embaralhou ainda mais o cenário para o campo da direita em 2026, que conta com uma variedade de nomes possíveis, mas nenhum consensual, especialmente devido à inelegibilidade do ex-presidente Jair Bolsonaro até 2030.