SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A linha 3-vermelha do Metrô de São Paulo operou com velocidade reduzida na manhã desta quinta-feira (3) por causa de uma falha na estação Tatuapé.

O problema ocorreu em um equipamento de via e começou às 6h44, segundo a companhia.

“Desde às 6h44, os trens da linha 3-vermelha estão circulando com velocidade reduzida e maior tempo de parada nas plataformas em razão de uma falha em equipamento de via na região da estação Tatuapé”, afirmou o Metrô no começo da manhã.

Passageiros reclamaram da espera e disseram que a composição demora cerca de 20 minutos para percorrer três estações. Várias delas ficaram lotadas, como a Belém. No trecho entre as estações Belém e Bresser-Mooca, que leva cerca de um minuto e meio para ser percorrido, o passageiro enfrentava longos oito minutos por volta das 8h desta quinta.

Na estação Barra Funda, por exemplo, os passageiros enfrentaram dificuldade para conseguir entrar nos vagões e as composições ficavam cerca de dez minutos paradas.

Em razão da falha, o Metrô afirmou que foi solicitado o Paese Trilhos, que é a abertura da transferência gratuita do Metrô para a CPTM nas estações Corinthians-Itaquera e Tatuapé. Também pediu a CPTM a emissão de mensagens sonoras nas estações e trens informando sobre a restrição de velocidade na linha 3-vermelha.

O Metrô também afirmou que foram disponibilizados trens vazios, com manobras na estação Penha, para atender o trecho mais carregado da linha 3-vermelha pela manhã, no sentido Palmeiras-Barra Funda.

A circulação dos trens na linha 3-vermelha, segundo o Metrô, começou a ser normalizada às 9h19, após atuação da equipe de manutenção.

Os passageiros, no entanto, ainda enfrentam dificuldades para entrar nas estações.

O Metrô lamentou os transtornos provocados pela falha e pediu desculpas aos passageiros.