SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – Uma pintura a óleo do renomado artista francês Eugène Delacroix foi descoberta recentemente na região de Touraine, na França, e leiloada por quase meio milhão de euros.
Intitulada “Estudo de Leões Reclinados”, obra foi identificada por um leiloeiro. O profissional reconheceu a assinatura e os traços característicos do ícone do romantismo francês.
“Quando cheguei na sala de estar, meu olhar foi atraído por seu magnetismo. Foi muito comovente. As obras de Delacroix são vistas com muita regularidade em museus, mas muito pouco em mãos privadas”, disse Malo de Lussac, à Agência France-Press.
Obra estava com a mesma família desde o século XIX. Lussac revelou em entrevista ao La Nouvelle République que os donos não tinham certeza se a obra pertencia realmente a Delacroix,
A pintura contém sete leões descansando. Seis deles são ricos em detalhes e um se destaca por apenas ter apenas um esboço.
Eugène Delacroix (1798-1863) era fascinado por leões. Por conta dessa paixão o animal é retratado em diversas obras do artista. Reportagem da Smithsonian expõe que o pintor visitava o zoológico, Jardim das Plantas, em Paris, para observar os felinos ferozes de perto. Além disso, aprendeu sobre taxidermia e dissecações.
Espécie era quase uma obsessão para o pintor. Quando um dos leões morreu no ano de 1829, e foi disponibilizado para esboço, Delacroix não perdeu tempo e escreveu uma carta para o escultor Antoine Louis Barye, dizendo: “O leão está morto, cavalgue a toda velocidade!”.
Obra foi leiloada no último dia 28 de março. O quadro estava em exposição no Hôtel Drouot, casa de leilões francesa, e superou a expectativa de arrecadação: especialistas previam algo em torno de US$ 320 mil e o arremate foi feito por 455 mil euros, cerca de R$ 2,8 milhões na cotação atual.