SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Uma frente fria vinda do Sul do país chega ao litoral paulista nesta quinta-feira (3) e, pela primeira vez no ano, com força suficiente para acabar com os dias de calor no estado de São Paulo, provocando chuvas intensas e derrubando as temperaturas.
De acordo com a Defesa Civil estadual, essa condição favorecerá a ocorrência de temporais na faixa leste do estado até sábado (5), atingindo principalmente as regiões do litoral norte, Baixada Santista, vale do Paraíba, região metropolitana de São Paulo, vale do Ribeira e para as regiões de Sorocaba, Campinas e Itapeva.
“Os modelos meteorológicos apontam para chuva de forte intensidade com volume muito alto nesses dias, principalmente para o litoral norte, Baixada Santista e vale do Paraíba, o que pode gerar alagamentos, deslizamentos de terra e outros transtornos, especialmente em áreas de risco”, informa o órgão estadual.
Na manhã desta quinta, o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu um alerta laranja para perigo de chuva forte que inclui todo o litoral de São Paulo, região metropolitana e Vale do Paraíba, além de Rio de Janeiro, parte de Minas Gerais, Espírito Santo e Paraná.
Na Grande São Paulo, a quinta começa nublada, com temperaturas em elevação. Segundo o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas) da prefeitura, os termômetros devem variar entre mínimas de 20°C e máximas que podem chegar aos 28°C.
A aproximação da frente fria muda o tempo no decorrer da tarde, organizando as áreas de instabilidade sobre o estado e provocando chuvas de moderada a forte intensidade com raios e rajadas de vento que podem superar os 40 km/h, o que eleva o risco para formação de alagamentos, queda de árvores, apagões e transbordamento de córregos.
Segundo o Inmet, essas regiões podem sofrer com tempestades de até 100 mm de precipitação em 24 horas, com rajadas de vento de até 100 km/h.
Na sexta, a temperatura na capital deve variar entre 18°C e 26°C, mas no sábado deve cair para faixa entre 16°C e 19°C e, no domingo, de 15°C a 20°C.
Devido a essa previsão, a Defesa Civil anunciou que montará o Gabinete de Crise a partir das 14h desta quinta, com representantes das concessionárias de energia, abastecimento de água e órgãos públicos para monitorar a situação em tempo real e coordenar ações preventivas com os municípios. O gabinete deve ficar mobilizado no CGE da Defesa Civil estadual até domingo (6), para garantir pronta resposta a possíveis estragos causados pelos temporais.
“Diante desse cenário, a Defesa Civil reforça a importância da adoção de medidas preventivas. A população deve evitar transitar por áreas alagadas ou próximas a córregos e rios durante a chuva intensa, não se abrigar sob árvores ou estruturas metálicas durante temporais com raios e, em caso de ventos fortes, manter distância de janelas e objetos que possam se desprender”, alerta o órgão.
Outras dicas das autoridades é que moradores de áreas de risco devem ficar atentos a sinais como rachaduras no solo, inclinação de árvores e postes, e procurar abrigo seguro caso percebam indícios de deslizamento. Além disso, é essencial acompanhar os alertas e recomendações da Defesa Civil por meio dos canais oficiais para minimizar impactos e garantir a segurança de todos.