Walison Veríssimo
O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), fez duras críticas ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) durante entrevista concedida à TV Aratu, em Salvador (BA), nesta quarta-feira (2). Em tom enfático, Caiado afirmou que o governo federal enfrenta um processo de desgaste acelerado, impulsionado por promessas de campanha não cumpridas e falhas em áreas essenciais como segurança pública e política monetária. “O governo Lula derreteu. Não sei nem como chegar ao final. Tudo aquilo que prometeu, não cumpriu”, disparou.
A declaração ocorre às vésperas do lançamento oficial de sua pré-candidatura à Presidência da República, previsto para sexta-feira (4), na capital baiana. Caiado utilizou como base a pesquisa Genial/Quaest divulgada no mesmo dia, que aponta 56% de desaprovação ao governo Lula. “É impressionante o desencanto das pessoas. A cada dia que ele abre a boca, mais é desacreditado no país”, afirmou.
Para o governador goiano, o desgaste é sentido nas ruas e reflete o que ele chama de distanciamento entre o discurso petista e a realidade da população. “A população já não suporta mais que as pessoas iludam os eleitores para ganhar uma eleição e depois virem as costas”, declarou. Segundo ele, promessas como o fortalecimento de programas habitacionais e a geração de empregos foram deixadas de lado. “Provocou a inflação gastando irresponsavelmente de forma perdulária”, disse, ao comentar a condução econômica do atual governo.
Caiado também apontou preocupações com a segurança pública, mencionando o avanço do narcotráfico e a suposta leniência do governo federal no enfrentamento ao crime organizado. “Nunca foram capazes de enfrentar o narcotráfico. Eles convivem, eles se integram”, acusou. Para ele, a presença das facções criminosas se estende para além das comunidades e já afeta setores como transporte, postos de combustíveis e supermercados. “É importante que as pessoas entendam que o narcotráfico está crescendo na economia brasileira”, alertou.
Ao comentar os índices de aprovação de sua gestão em Goiás — 86%, segundo levantamento Genial/Quaest de fevereiro —, Caiado creditou o resultado à atuação integrada das forças de segurança. “Atuamos de forma conjunta com a inteligência e a operacionalidade”, afirmou. O governador defende que o combate à criminalidade é um dos pilares para a promoção de qualidade de vida e atração de investimentos no estado.