Começa o treinamento dos profissionais que vão atuar no Cora

O Governo de Goiás iniciou, nesta quarta-feira (2/4), no auditório da Câmara Municipal de Goiânia, o treinamento de 270 profissionais que vão atuar no Complexo Oncológico de Referência do Estado de Goiás (Cora).

Todas as etapas do processo seletivo foram conduzidas pelo Núcleo de Seleção da matriz do Hospital de Amor, localizado na cidade de Barretos, seguindo acordo celebrado com a Secretaria de Estado de Saúde de Goiás (SES-GO).

“Não é somente trazer a estrutura física, mas também o conceito do Hospital de Amor, que foi pensado pelo nosso governador Ronaldo Caiado, que além de cuidar das pessoas e tratar dos pacientes e das suas famílias, trata bem o ser humano”, ressaltou o titular da SES-GO, Rasível Santos, durante a abertura da capacitação.

O diretor do Cora, Mário José Aguiar de Paula, explicou a importância desse treinamento para a integração dos serviços que serão prestados na unidade. “Estamos focados em passar para os colaboradores a filosofia de humanização no atendimento ao paciente oncológico e o acolhimento às famílias, características que destacam o Hospital de Amor de São Paulo, referência do Cora”.

A enfermeira Ludymilla de Macedo, que irá atuar na coordenação da Unidade de Terapia intensiva (UTI) do Cora, acredita que o hospital será um marco para o estado. “Nós temos um quantitativo pequeno de atendimento oncológico infanto-juvenil e iniciar esse processo de qualificação e integração é vislumbrar o que será esse hospital para nós aqui em Goiás, um ganho enorme para a saúde, para a população”, afirmou.

O Cora será uma referência nacional no combate ao câncer e o maior complexo hospitalar público (100% SUS) de combate ao câncer do Estado de Goiás e da região Centro-Oeste. Primeiramente atendendo o público infantojuvenil, adolescentes e jovens, e posteriormente, também, o público adulto.

Estrutura do Cora

O Cora contará com serviço de diagnóstico precoce e a mais avançada tecnologia no tratamento ao câncer, incluindo transplante de medula óssea. O objetivo é proporcionar uma visão holística, apoiada na humanização e na medicina centrada no paciente e familiares, tendo como base a metodologia do Hospital de Amor de Barretos, mantido pela Fundação Pio XII.

A ala pediátrica do Complexo Oncológico de Referência do Estado de Goiás terá 48 leitos de internação para crianças e adolescentes, sendo 11 leitos de UTI pediátrico e Transplante de Medula Óssea (TMO), centro cirúrgico, farmácia, centro de exames por imagem e infusão quimioterápica.

Será o único hospital da região com equipamento de ressonância dentro do centro cirúrgico para alta performance das cirurgias e o único também da região com tecnologia de filtragem do ar na ala de recuperação para circulação de pacientes e acompanhantes. Atualmente, Goiás realiza 4.500 cirurgias oncológicas por ano. O Cora realizará 7.200.

O post Começa treinamento dos profissionais que vão atuar no Cora apareceu primeiro em Agência Cora Coralina de Notícias.

Fonte: Agência Cora